Dadas como mortas, Bitcoin Cash (BCH) e FTX Token (FTT) foram destaques de junho

O Bitcoin Cash (BCH) já viveu seus dias de glória, sendo uma das 3 maiores criptomoedas em 2017. Na data, o BCH chegou a ameaçar o reinado do Bitcoin (BTC) enquanto atraiu diversos nomes de peso, como Roger Ver, Jihan Wu e Daniel Fraga, para o seu lado.

No entanto, neste jogo onde ‘o vencedor leva tudo’, não demorou para o mercado escolher a melhor moeda, ou seja, o Bitcoin (BTC). Desde novembro de 2017 até o início deste mês de junho, o BCH perdeu 99% de seu valor contra o BTC.

Outra criptomoeda que passou por uma história parecida foi o FTT, token ligado a falida corretora FTX. Em dois anos de existência, o FTT chegou a ser a 20ª maior criptomoeda do setor.

Porém, seus R$ 50 bilhões de valor de mercado também não duraram muito. Após o bear market derreter seu preço em 69%, a falência da FTX fez sua criptomoeda perder outros 97% em poucos dias.

Mesmo com passado sombrio, Bitcoin Cash (BCH) e FTX Token (FTT) foram destaques do mês de junho

Esquecida, e até mesmo motivo de zombaria, o Bitcoin Cash (BCH) valorizou 174% nos últimos 10 dias. O principal motivo foi a sua listagem na EDXM, corretora apoiada por gigantes de Wall Street como Fidelity, Citadel, Schwab, Paradigm, Virtu Financial e Sequoia Capital.

O lançamento da EDXM também ajudou Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Litecoin (LTC) a subirem, mas nenhuma delas valorizou tanto quanto o Bitcoin Cash (BCH).

Além de Wall Street, o Bitcoin Cash também teve uma ajuda de traders sul-coreanos. Segundo Colin Wu, o BCH bateu recordes de volume em corretoras locais.

“A Coreia do Sul pode ser a razão da alta do BCH.”

“Nas últimas 24h, a maior corretora da Coreia do Sul, a Upbit, registrou um volume de negociação de mais de US$ 350 milhões no par BCH/KRW”, informou Wu nesta sexta-feira (30). “Contribuindo com 23,58% do volume total do BCH.”

No gráfico contra o dólar americano, com velas mensais, é possível ver com clareza o tamanho desse movimento de alta.

Bitcoin Cash (BCH) com grande valorização em junho. TradingView.
Bitcoin Cash (BCH) com grande valorização em junho. TradingView.

Token da falida corretora FTX também provou estar vivo

Segundo dados do CoinMarketCap, o Bitcoin Cash (BCH) teve alta de 178,5% em junho. Já o token da falida corretora FTX, o FTT, valorizou 123,4% no mesmo período.

Dentre as 500 maiores criptomoedas do mercado, as duas aparecem entre as 5 com os maiores ganhos do mês. O alto volume do BCH também é um destaque.

Bitcoin Cash (BCH) e FTX Token (FTT) entre as 5 criptomoedas que mais valorizaram em 2023. CoinMarketCap.
Bitcoin Cash (BCH) e FTX Token (FTT) entre as 5 criptomoedas que mais valorizaram em 2023. CoinMarketCap.

Quanto aos motivos da alta do FTT, foram os novos rumores de que os novos diretores da FTX estão tentando reabrir a corretora. Ou seja, o FTT poderia voltar a ter alguma demanda, já que oferecia benefícios dentro da FTX, como desconto em taxas de negociação.

Oportunidade ou furada?

Quanto ao Bitcoin Cash (BCH), é difícil imaginar que ele volte a oferecer alguma rivalidade ao Bitcoin (BTC). Apesar de ter saltado para a 12ª posição com a alta recente, hoje a cultura do BTC está muito mais forte do que em 2017, ano da “guerra dos blocos” que gerou o BCH.

No entanto, conforme memecoins como Pepe (PEPE), Shiba Inu (SHIB) e Dogecoin (DOGE) continuam vivas, esta última acima do BCH, não podemos duvidar da força da irracionalidade do mercado.

A alta do token da FTX também apresenta dúvidas de que seja duradoura. Apesar dos novos diretores terem recuperado bilhões, mostrando esperança aos credores, é difícil imaginar que alguém volte a confiar na FTX caso ela seja reaberta.

Além disso, essa é a terceira vez que o FTT sobe com o mesmo boato. A primeira alta aconteceu em janeiro, a segunda em abril, e a terceira agora. O FTT voltou a cair logo em seguida nas duas ocasiões passadas, podendo repetir o feito.

Token da FTT passou por três altas neste ano, baseadas no mesmo rumor, mas não sustentou nenhuma delas. CoinMarketCap.
Token da FTT passou por três altas neste ano, baseadas no mesmo rumor, mas não sustentou nenhuma delas. CoinMarketCap.

Por fim, tudo isso parece ruído tanto para o Bitcoin Cash (BCH) quanto para a FTT Token (FTT), mas às vezes até os ‘azarões’ tem seus dias de sorte.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias