Dados on-chain mostram que melhor momento para comprar Bitcoin é agora

Voltaremos muito em breve ao momento atual, porém para dar continuidade a sequência 2 pois será um mercado de urso. Por enquanto, aproveite o tempo para acumular pois ainda vamos muito além de $65,000.

O índice MVRV (valor de mercado para valor realizado) é definido como a capitalização de mercado de um ativo dividido pela capitalização realizada. Com este indicador é possível mapear o comportamento nos ciclos anteriores e definir a receita do momento atual.

Recentemente fiz um artigo completo utilizando este indicador com o modelo Stock-To-Flow do PlanB. Você verá agora uma atualização completa do indicador com ajustes no padrão de comportamento inserindo as Sequências e a comparação com o Puell Multiple.

MVRV Ratio 2017-2021

MVRV Ratio 2011-2013Classificando as fases dos ciclos em sequência de 1-3 começando com o NÚMERO 1 após o início do bull market e o encontro de topo no meio do ciclo de valorização.

Existe um momento histórico no meio da corrida de touros, onde é sempre parecido com o fim da valorização, porém é apenas um topo de curto prazo no meio da alta. Ao bater esse topo e oferecer o melhor momento de compra dentro do bull market, esse momento é definido como Sequência 1.

A Sequência 2 só ocorrerá após ser realizado um topo na Região Vermelha (4.5-6.0), historicamente em todos os ciclos de alta anterior essa faixa marca o topo final do ciclo de valorização.

O “Fundo do poço” é quando ocorre a Sequência 3, esse momento acontece apenas quando o Bitcoin está em bear market cíclico. É sinalizado apenas um breve momento e historicamente marcou os fundos do mercado de urso.

Em 2011 houve 3 correções no meio do ciclo, sendo 3 oportunidades de compra durante a corrida. Este momento é classificado na sequência 1. A alta volatilidade fez com que todos os topos fossem além da Região Vermelha.

2013 foi apenas uma única correção no meio da corrida de touros, aproximadamente -75% de profundidade. Praticamente um bear market no meio do ciclo de valorização. São 210 dias lateral após o grande mergulho e então recupera o último topo.

Já em 2017, parecido com 2011 no aspecto de correções/topos, também são 3 retrações principais no meio da bull run, finalizando o ciclo de valorização somente após tocar pelo menos uma vez na Região Vermelha.

O nível 3.70 no indicador MVRV é o ponto padrão de distorção entre as duas métricas do índice, neste caso sinalizando topo próximo. O mesmo comportamento no ciclo atual pode ser visto em 2017, onde o primeiro toque mais alto antes do topo fim de ciclo foi exatamente no nível padrão (3.70).

A alta probabilidade em questão sugere um novo All Time High nos preços, como um novo topo na Região Vermelha em MVRV. A sequência 1 é facilmente observada e somente após um novo topo é que vamos partir para sequência 2, como foi mostrado historicamente.

O ciclo de valorização atual em relação ao tempo de duração é muito parecido com 2017, as corridas de touro anterior (2011/2013) foram mais rápidas comparado a todos os ciclos até agora.

Excluindo o fator tempo e levando em consideração apenas o comportamento entre as faixas, seguir o padrão de 2013 é possível ainda ver 2 novos topos na Região em Vermelho. Se isto acontecer será ao todo 3 correções principais no ciclo de valorização atual.

2017 teve a maior duração no período de bull run. Comparado ao ciclo atual é facilmente de se observar a sequência 1 e a próxima direção do preço para dar continuidade para sequência 2.

Puell Multiple 2017-2021

Puell Multiple é definido como o índice do valor diário da moeda emitida em USD dividido pela média móvel de 365 dias do valor diário das moedas emitidas em USD. Se todos os Bitcoins minerados fossem vendidos imediatamente, quão rentável são as pool de mineração em comparação ao último ano? Essa métrica ajuda avaliar os ciclos do mercado a partir da visão global.

A pouco tempo atrás fiz um texto utilizando essa métrica e mapeando os ciclos do Bitcoin divido em sequências (1-4). Você verá agora uma atualização completa do indicador mostrando novamente o padrão, além de poder comparar com o MVRV.

A definição do comportamento através das Sequências foi utilizada em ambos indicadores, assim fica fácil a identificação do momento atual de mercado. Reforçando a alta probabilidade já que são indicadores diferentes em sua formula e são correlacionados ciclicamente.

Puell Multiple 2011-2013

A Sequência 1 tem como ponto de partida o momento atual do mercado, o melhor momento de compra durante a bull run. Historicamente ocorre em todos os ciclos de valorização e também foi visto no MVRV, marcando o mesmo comportamento cíclico.

Diferente do MVRV, o fundo sinalizado pelo Puell Multiple (PM) ocorre na Região Verde durante todas as fases, não apenas durante o bear market.

Para que aconteça a Sequência 2 é necessário que haja topo na Região Vermelha, historicamente pode ser visto no PM ou MVRV. Além disto, no ciclo atual o indicador buscou o fundo da Região Verde (0.50), historicamente não acontece em um mercado de touro.

A explicação para isto pode ter sido o evento inesperado recente da China e sua proibição para mineração de Bitcoin. Um novo recorde no tempo de colocação de novos blocos atrasou a emissão de moedas por alguns dias até ser reajustada por conta da correção forte da Hashrate neste período. A combinação entre preço mais baixo e a emissão de moedas menor no período é o resultado em questão.

Como foi visto nos ciclos de valorização anteriores, nos topos no meio do ciclo, como o atual ($65,000 – $30,000), Puell Multiple não buscou tão baixo na faixa verde. Os mineiros antes desse topo realizaram uma grande venda em conjunto, havendo grande fluxo de saídas. Historicamente é o maior pico, sabiam da possível proibição meses depois?

Partindo do momento atual definido através das fases, a Sequência 3 vai aparecer no “Fundo do Poço”. Já durante o bear market cíclico, assim como foi visto no MVRV. Ciclicamente esse fundo leva o PM abaixo de 0.50.

O comportamento na Sequência 4 é peculiar no Puell Multiple, já que no MVRV não é visto. Uma segunda oportunidade para comprar no momento mais barato durante o bear market é sinalizado somente pelo PM.

Há uma breve recuperação do indicador no meio do mercado de urso até a Região Amarela, em seguida uma nova chance de comprar barato aparece e retoma o indicador até o fundo da Região Verde (melhor momento de compra).

Portanto, é de se esperar um novo topo nos preços e Puell Multiple buscando pelo menos uma vez a Região Vermelha, podendo marcar o topo final de ciclo.

Voltaremos muito em breve ao momento atual, porém para dar continuidade a sequência 2 pois será um mercado de urso. Por enquanto, aproveite o tempo para acumular pois ainda vamos muito além de $65,000.

  • Para mais detalhes sobre o Índice MVRV acesse diretamente o site da CryptoQuant para ver em detalhes tudo sobre o dado utilizado.
  • Para mais detalhes sobre o Puell Multiple acesse diretamente o site da CryptoQuant para ver em detalhes tudo sobre o dado utilizado.
  • Ao clicar na legenda dos gráficos você é redirecionado direto para a CryptoQuant e pode visualizar o gráfico ao vivo.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gabriel Cordeiro
Gabriel Cordeirohttps://www.investemais.net/
Sou Gabriel, Gestor Fundo Privado na InvesteMais. Analista dados on-chain/Técnico. Investidor e Trader criptoativos. Atuava no Mercado Tradicional, agora é 24/7 Bitcoin!

Últimas notícias

Últimas notícias