A criptomoeda Dash é uma das opções que veio ao mundo para ser um Dinheiro Digital, mas com o período de preços em baixa de mercado alguns problemas têm surgido para a moeda.
Recentemente a Dash estava com alto risco de receber na rede um ataque 51%, um fato que fez a comunidade de devs se movimentar para evitar que isso ocorresse.
Além disso, outros problemas que pairaram sobre a Dash ainda no meio de 2018 eram a vontade de destituir o CEO e o enfrentamento do Japão às criptomoedas com transações privadas.
Em agosto de 2018, a votação pela não destituição do CEO foi a vencedora, mantendo no cargo Ryan Taylor.
Porém, os ventos agora mudaram
O período de quedas dos preços das criptomoedas no mercado permaneceram, sendo a permanência de vários funcionários da empresa por trás da Dash não mais possível.
A Dash Core Group (DCG) informou a comunidade através de um post em blog oficial, que a partir da data 07 de março cerca de 8% da empresa deixará os quadros, ao que foi chamado de redução planejada.
Ficou claro que as demissões não estão ligadas a desempenho dos funcionários, mas sim devido ao período em baixa que tem prejudicado manter a operação de forma completa.
Para manter o compromisso com o futuro da moeda, serão removidos todos os funcionários do RH, duas pessoas do setor de Estratégia e mais um do desenvolvimento de negócios.
Comunidade entende decisão, mas critica Dash Core
Pelos comentários no post oficial feito pela comunidade Dash, fica claro que a atitude das demissões foram entendidas, sendo todos de acordo com a causa em prol do bem maior no futuro da moeda.
Apesar disso, muitos criticaram o Core pela pouca transparência dos gastos. e de por vezes, tomarem atitudes de forma arbitrária.
Tendo se separado da Litecoin em 2014, a empresa Dash não levantou fundos por meio de uma ICO. Em vez disso, o DCG é financiado por 10% da recompensa extraída pelos masternodes (mineradores), sujeita à aprovação do Dash Network Treasury.
Seu desenvolvimento é, portanto, inteiramente financiado em Dash e, embora possam convertê-lo em fiduciário, uma grande parte dos fundos do DCG permanece na criptomoeda, mesmo no pagamento dos salários aos funcionários.
Com a novidade esperasse que o desenvolvimento possa continuar, mesmo sem algumas peças, em alto nível e a longo prazo.