DeFi Kingdoms (JEWEL): o jogo play-to-earn promissor

Não é só um jogo.

DeFi Kingdoms
DeFi Kingdoms /Reprodução

O DeFi Kingdoms não é apenas um criptogame, mas também uma DEX, uma pool de liquidez e um mercado de NFTs raros.

O jogo, que é gratuito, está expandindo a definição de NFTs, oferecendo sua versão dos tokens, chamados Heroes.

Em contraste com o clássico “NFT estático”, os heróis do jogo ganham experiência por meio dessas aventuras e podem ser equipados com equipamentos para aumentar sua eficácia.

Além disso, trouxe a blockchain da Harmony (ONE) para o mundo do criptogames, setor até então muito associado com a rede da Ethereum e Binance Smart Chain (BSC).

Visão geral
Visão geral

O que é?

DeFi Kingdoms é um jogo play-to-earn ou Jogue para Ganhar que está expandindo os conceitos de jogabilidade GameFi, integrando recursos de finanças descentralizadas (DeFi) no ambiente do jogo e utilizando NFTs de uma forma dinâmica, ainda pouco comum entre os games em blockchain.

Toda estrutura do game está inserida num mundo de fantasia com gráficos pixelados que ativam o sentimento de nostalgia.

  • Lançado oficialmente em agosto de 2021 e, desde então, novos recursos estão sendo constantemente adicionados.
  • Seu token é o JEWEL, com fornecimento máximo de 500.000.000.
  • Para ter acesso a todos os recursos de DeFi Kingdoms é necessário ter ao menos um Hero — os personagens do jogo sob a forma de NFT. Como em outros jogos play-to-earn, a missão dos Heroes é ganhar tokens.
  • O game é baseado na rede da Harmony (ONE), mas já está estruturando um sistema cross-chain, um meio de interoperabilidade (“conversas e trocas”) entre redes.
  • A equipe por trás do jogo é bastante ampla.
  • Sua comunidade está bem engajada e seu Twitter já tem cerca de 65,6 mil seguidores.

O jogo também possui recursos internos, como música de fundo, personagens e ótimas adições. A plataforma é intuitiva, em forma de mapa, oferecendo vários recursos aos seus usuários, como veremos a seguir.

O DeFi Kingdoms em si, é gratuito, mas há um custo de transação toda vez que você interage com o blockchain, inclusive quando você faz um perfil ao entrar no jogo. Porém, graças às taxas muito baixas do Harmony, os gastos são irrisórios, sendo centavos de reais (0,002 ONE ou US$ 0.00044).

Para criar um perfil, os usuários precisam ter algumas unidades do ONE, o token nativo do Harmony, em uma carteira integrada à MetaMask. Uma vez criado o perfil, um mapa (mostrado abaixo) é revelado.

Conforme disso um adepto do game em uma reportagem para o site The DeFiant:

“O jogo DeFi Kingdoms preenche um nicho único dentro do setor de jogos do metaverso, pois permite que os usuários façam atividades diárias de DeFi como staking e farming enquanto também utilizam mecânicas gamified como heróis e missões para aprimorar essas atividades e aumentar os ganhos.”

Sistema econômico

Fortificando sua premissa de ser um jogo de blockchain sustentável e não mais um scam, há cinco pilares econômicos do jogo:

  1. Token nativo JEWEL.
  2. A plataforma, que é uma corretora descentralizada (DEX).
  3. Um local de staking do criptoativo, chamado Banco.
  4. Os Jardins, onde é possível fazer farming.
  5. Os NFTs dos heróis.

A Taverna é o lugar para negociar os Heróis, “peças” essenciais do jogo.

Os heróis têm dois conjuntos de genes, um para aparência e outro para seus atributos jogáveis, como profissão, classe, subclasse, habilidades passivas e ativas.

Esses NFTs têm um certo grau de raridade entre outros NFTs. Além de serem tokens não fungíveis, essas cartas têm alguma utilidade, como barras de experiência e pontos de habilidade.

Além de necessários para explorar todos os recursos da plataforma, os NFTs dos Heroes podem ser utilizados como avatares no metaverso, como os NFTs do RTFKT.

Assim como os Axies, os monstrinhos e personagens do famoso game Axie infinity, os Heriss também podem ser negociados, emprestados e combinados com outros Heroes para forjar NFTs novos e exclusivos, gerando receitas para os seus proprietários.

Portanto, existem também diferentes maneiras de obter heróis: você pode converter algumas joias (itens do jogo adquiridas em missões ou compradas no marketplace da plataforma) em heróis ou “fundir cartas” e convocar um novo herói.

Como se já não bastasse, o jogo anunciou que, em breve, será lançado uma nova funcionalidade baseada em imóveis virtuais, chamada Kingdoms.

Pra que serve o token JEWEL?

O criptoativo JEWEL é a força vital da sua economia e envolve a maioria das ações do jogo. Seus usos são:

  • Comprar ou vender os heróis.
  • Prover liquidez para a DEX.
  • Token de governança, onde seus detentores possuem poder de voto na evolução e diretrizes do game.
  • Meio de recebimento das recompensas através de missões.
  • Prover par de liquidez nos “Jardins” e gerar liquidez ao ecossistema DeFi do game.
  • Ser depositado em staking no cofre do Banco e ganhar rendimentos (juros).

As recompensas recebidas em JEWEL são em parte bloqueadas (atualmente, 63%, valor que será liberado gradualmente no meio de 2022) para evitar o despejo do token no mercado, contribuindo não só para a sua desvalorização como também prejudicaria o desenvolvimento do protocolo.

No entanto, é possível minerar JEWELs travados para desbloqueá-los mais cedo. E é para isso que os NFTs do jogo têm sua utilidade. Por exemplo, os heróis podem ser enviados para minerar JEWEL, entre outras missões.

Atraindo milhares de novos usuários diariamente, o jogo teve um crescimento incrível. Desde o lançamento do jogo, a valorização do JEWEL foi de 180.000% até o final de dezembro de 2021, segundo dados do CoinMarketCap.

Gráfico
Gráfico

Jogabilidade

Atualmente, é possível ter acesso a dois tipos de missões: coleta de vegetais e pescaria.

Ambas as missões podem render uma variedade de recompensas aos jogadores, incluindo plantas diversas, peixes, itens especiais e acúmulo de experiência para elevar o nível dos seus heróis.

Porém, futuramente, seus desenvolvedores anunciaram que será incluído o modo de batalha PvP, onde um jogador luta contra outro jogador, e o modo PvE, do qual a batalha acontece entre jogador e máquina, ampliando a jogabilidade da plataforma.

Crescimento e dominância assustadora do game

Segundo o agregador de monitoramento de dados de blockchains DeFi llama, até o site 30 de dezembro de 2021, o jogo consta com U$S 560,87 milhões de Valor Total Bloqueado (TLV) em sua plataforma, sendo responsável por incríveis 68% de todo dinheiro depositado dentro da blockchain da Harmony.

Importante destacar que o DeFi Kingdoms (sua DEX) supera até mesmo a Curve (CRV) e o SushiSwap (SUSHI) em dominância dentro da rede da Harmony.

Em todas as redes blokhains, no entanto, a sua corretora descentralizada ocupa a 28ª posição entre seus concorrentes na TVL.

Fique de olho na expansão do game para outras redes

O DeFi Kingdoms também planeja lançar na rede Avalanche (AVAX) em breve, tornando-se o primeiro jogo multi-chain da atualidade.

Segundo disse o analista Hans Hauge, chefe de estratégia quântica da firma de gestão de ativos Ikigai, a ideia do multi-chain “é como se você pudesse pegar seu personagem de um Xbox e carregá-lo em um Playstation e, em seguida, carregá-lo em um navegador”.

DeFi Kingdoms chegando na Avalanche
DeFi Kingdoms chegando na Avalanche

Não é preciso ser nenhum investidor cheio de certificações para perceber que a chegada do game ao ecossistema da AVAX — em enorme expansão — tem potencial para impulsionar ainda mais o crescimento do DeFi Kingdoms, colocando-o como um real postulante a tirar o Axie Infinity (AXS) da liderança dos games em blockchain.

Conclusão

A principal qualidade intrínseca do jogo é o valor que está sendo gerado pelos ativos que compõem seu ecossistema do jogo.

O DeFi Kingdoms oferece aos usuários uma experiência que combina os setores mais hypados da indústria de criptomoedas em 2021: jogos play-to-earn, ativos em NFT, recursos de geração de renda passiva com o DeFi e a construção de um metaverso a partir da aquisição de terrenos virtuais.

Apesar do setor de criptogames ter se tornado altamente competitivo em número e em qualidade de jogos, o DeFi Kingdoms tem tudo para ser um dos projetos mais promissores de 2022 tanto para os jogadores quanto para os investidores.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Mayara Souza
Devoradora de livros e amante do conhecimento. Aqui tem economia, empreendedorismo, tecnologia, investimentos, liberdade e um pouco besteiras: séria mas nem tanto!

Últimas notícias