DeFi Leaks denuncia golpe, investidor pode ter perdido 10 mil DAI

Os golpistas têm usado uma maneira sofisticada de roubar pessoas envolvidas na nova onda chamada de DeFi. Todo cuidado com este novo mercado pode ser pouco e entender conceitos técnicos é fundamental.

Siga no
DeFi pode ser scam?
DeFi/Reprodução

Uma pessoa que detinha pelo menos 10 mil moedas DAI pode ter perdido tudo. Depois que um novo golpe foi denunciado pelo DeFi Leaks, o caso veio à tona.

Os golpistas têm usado uma maneira sofisticada de roubar pessoas envolvidas na nova onda chamada de DeFi. Desse modo, a comunidade de criptomoedas busca identificar as novas ameaças que surgem no setor.

Na última quinta-feira (24), Nouriel Roubini deixou claro que o DeFi pode ser apenas um vaporware. O famoso analista de mercados com intuito de clarear o tema para investidores, resumiu a “moda” com a palavra.

Ainda assim, principalmente em 2020, muitos investidores de criptomoedas têm sido atraídos a este mercado. Mesmo que muitos golpes tenham surgido manchando a inovação, é provável que desenvolvimentos positivos devem permanecer para os próximos anos.

Famosa stablecoin DAI pode ter sido roubada de usuários em novo golpe, denunciado pelo DeFi Leaks

A criptomoeda DAI é famosa entre pessoas que buscam uma stablecoin descentralizada, com valor pareado ao dólar. Mantida pela Maker Protocol, a DAI é uma criptomoeda gerada a partir da colaterais.

Como token ERC20, a DAI funciona na rede Ethereum e podem ser transferidas para qualquer parte do mundo. Bem como outros tokens dessa rede, a DAI pode ser salva em uma carteira Ethereum.

No entanto, um usuário recebeu umas moedas em sua carteira, como um suposto airdrop de “TOMATOS”. Em contrapartida, deveria acessar um site do token tomatos.finance, para poder ativar um contrato inteligente.

Os golpistas deixavam claro que só assim seria possível ganhar as moedas DeFi de tomate. De acordo com a denúncia do DeFi Leaks, ao acessar o site indicado e aprovar o contrato, a vítima perdia o acesso a sua carteira Ethereum.

Dessa forma, o novo contrato permite que os golpistas roubassem várias criptomoedas baseadas em Ethereum. Algumas das mais famosas são o Tether (USDT), DAI, TrueUSD, UNI, entre outros.

Usuário pode ter sido vítima do golpe, que já não funciona mais

Em princípio o golpe de DeFi envolvendo tomates já não está mais em funcionamento. No momento da redação dessa, o site já estava indisponível.

Além disso, ao observar o contrato Ethereum dos golpistas pela Etherscan, é possível ver que todos os contratos e endereços associados foram marcados como scam, que significa fraude.

Contudo, antes dos golpistas serem identificados um usuário perdeu 10 mil DAI. De acordo com o Coinness, a vítima teria acessado o site fraudulento e dado a permissão necessária a atuação dos golpistas.

Em suma, se apresentando como as novas finanças descentralizadas, o DeFi ainda é um campo novo. Nesse sentido, golpistas mais experientes com a tecnologia estão se aproveitando da inocência de alguns investidores, que são levados a golpes sofisticados.

Outra moda que ronda esse setor é a de lançar novos tokens “promissores”. O DeFi Leaks tem observado que o Yield Wars pode ser o novo golpe em fase de maturação. Recentemente, o EMD e LV Finance foram outros suspeitos e até o criador da Ethereum se afastou do DeFi.

Por fim, se deseja investir nesse setor, apontados por alguns como promissor, os cuidados e estudos devem ser exaustivos.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Miami pode ser a primeira cidade a ter reservas em Bitcoin

O prefeito de Miami, Francis Suarez, vem, desde dezembro de 2020, considerando apostar no Bitcoin para fazer parte das reservas da cidade. Segundo Suarez,...
PayPal e Bitcoin criptomoedas blockchain

Ações do PayPal podem valorizar 46% “graças ao Bitcoin”, diz analista

Por causa do Bitcoin, o PayPal pode alcançar uma incrível valorização no preço das suas ações. Um analista da Mizuho Securities elevou sua estimativa...

Irã sofre com apagões, governo culpa mineração de Bitcoin

O governo do Irã tem apontado que os recentes apagões ocorridos no país têm sido causados pelo alto consumo das fazendas de mineração de...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

Ações do PayPal podem valorizar 46% “graças ao Bitcoin”, diz analista

Por causa do Bitcoin, o PayPal pode alcançar uma incrível valorização no preço das suas ações. Um analista da Mizuho Securities elevou sua estimativa...

Irã sofre com apagões, governo culpa mineração de Bitcoin

O governo do Irã tem apontado que os recentes apagões ocorridos no país têm sido causados pelo alto consumo das fazendas de mineração de...

Banco Central da Nova Zelândia é hackeado

Há uma semana, no domingo (10), o Banco Central da Nova Zelândia foi alvo de um ataque hacker que deixou graves consequências. As autoridades...

Binance abre inscrições para voluntários no Brasil

Quem busca empreender com criptomoedas ou mesmo ingressar nas comunidades brasileiras, uma oportunidade de aprendizado surgiu nos últimos dias. A Binance, a maior maior...

Uganda desliga internet, comércio de bitcoins para de funcionar

Na véspera das eleições presidenciais, o governo da Uganda bloqueou, sem avisar, a Internet de toda população. Isso ocorreu depois de os ugandeses contornarem...