Dicas aos novatos em criptomoedas

Dicas aos novatos em criptomoedas . Nós da equipe LIVECOINS estamos comprometidos com a seriedade de informações sobre criptomoedas. Como tudo na vida tem um começo, iremos apresentar aqui dicas aos novatos em criptomoedas estilo Livecoins.

Sem mais delongas, vamos separar o termo em duas partes, entender o que cada uma quer dizer e casar as mesmas para então poder entender tudo, lembrando que esse post é o primeiro degrau do seu aprendizado, não sairá daqui como um ninja, mais saberá mais informações sobre esse universo.

Cripto então vem de criptografia, assunto do qual muitas pessoas já são familiarizadas e portanto caberia mudar de parágrafo. Para quem nunca ouviu falar sobre, vamos colocar de uma forma simples, que obviamente está longe da perfeição do seu potencial, e resumindo é uma forma de se enviar uma mensagem de uma forma que somente quem possui o acesso permitido a mesma conseguirá ler o conteúdo.

Isso obviamente é muito antigo, quem nunca teve segredos, que não podiam ser contados, outras vezes utilizou de mimica para contar algo, uma língua estrangeira ou mesmo uma forma de falar que somente algumas pessoas sabiam, seja familiares ou amigos. A criptografia existe para proteção de informação sensível, e nos dias atuais chegou a computação em várias formas.

Moedas já estamos mais familiarizados com o termo, nem sempre com a história e conceito das mesmas. Moedas representam uma forma de troca de bens, não sendo necessário o uso de um papel moeda ou moedas metálicas, há quem use metais preciosos, recursos naturais, o próprio corpo, batatas, entre outros.

Aliás quem nunca brincou antes de pagar uma conta, que se não houvesse dinheiro teria que lavar pratos certo? Diariamente trabalhamos em empregos que nos oferecem moedas como recompensa, ou seja, oferecemos nossa mão de obra em troca de moedas que serão utilizadas para pagar contas, comida, diversão, entre outros. Mais nem sempre foi da forma como conhecemos.

As moedas estatais, também chamadas moedas Fiat, foram criadas pelos Bancos Centrais para regulamentar a forma de trocas, baseando o lastro de suas moedas na confiança que a população tem em seus governos. O Banco Central do Brasil, por exemplo, teve sua fundação em 31/12/1964, ou seja, possui apenas 54 anos de idade. O Real que usamos no cotidiano possui apenas 24 anos, ou seja, temos um sistema financeiro no Brasil novo, porém que já foi enviesado pela corrupção de nossos governantes e que não possui transparência real de alocação de recursos, assim como os Bancos Centrais de todo o mundo.

Mediante tudo isso, com o avanço da internet e também das matemáticas criptográficas aplicadas a computação, foram estudados várias formas de se criar uma moeda para a internet, utilizando a criptografia, já no início dos anos 90. Em 2009 porém, um Hacker de codinome Satoshi Nakamoto, publicou um artigo em um fórum com a ideia do Bitcoin, uma criptomoeda feita para ser utilizada pela internet, de pessoa a pessoa (P2P) e que seria de código aberto e acessível a todos, como forma de descentralizar o poder econômico e diminuir assim a corrupção no mundo.

Leia aqui o artigo do Satoshi Nakamoto na íntegra: https://bitcoin.org/bitcoin.pdf

Como Satoshi Nakamoto nunca teve sua identidade revelada, não se sabe se é uma pessoa ou um grupo, ainda paira muitas questões sobre a moeda ser fiel a causa proposta e segura. Uma observação que devemos então reforçar aqui é que a moeda foi criada com um código aberto e livre, de forma que qualquer programador de computador pode auditar e verificar sua consistência e além disso, trabalhar no projeto, pois é um projeto que não possui empresa e nem governo por trás do mesmo, quem faz, melhora e audita o mesmo é a própria comunidade envolvida, também chamado de consenso.

Após criar o Bitcoin, disponibilizar o mesmo e conseguir ajuda de vários programadores, Satoshi Nakamoto sumiu nos fóruns e nunca mais apareceu, deixando sua carteira de bitcoins sem movimentação até os dias de hoje. Não se sabe o que aconteceu com o mesmo, mas o projeto Bitcoin permaneceu crescendo e possui uma ampla comunidade no mundo todo trabalhando para seu aperfeiçoamento.

Detalhe é que a rede Bitcoin, criada com o poder da criptografia, utiliza-se de ainda mineração Proof-of-work (prova de trabalho) para se manter, e também de seus Nós de Rede, garantindo assim a segurança de uma rede que desde que foi criada, em 2009, até hoje nunca foi hackeada, provando ser segura, confiável e aplicável a uma nova economia mundial, já sendo chamada por muitos inclusive como o novo OURO mundial.

Obviamente que na espreita de toda grandeza e avanço surge pessoas de má índole, de forma que o nome “Bitcoin” já foi utilizado em muitos golpes e escândalos no mundo todo. Há no mercado de criptomoedas mais de 1000 opções de criptografias se propondo a fazer o que o Bitcoin faz, e são chamadas de Altcoins (alternative coins), que podem ser conhecidas por esse link aqui os seus preços e projetos.

Ao conhecer o mundo das criptomoedas saiba que agora você estará entrando em uma economia descentralizada, sem figura central a quem recorrer, sem regulamentação na maior parte do mundo, sem fiscalização de receitas federais, estaduais ou municipas. Ou seja, com grandes oportunidades de mudanças temos também grandes responsabilidades, pois agora você não tem um banco, você é o seu próprio banco, portanto cuide bem de seus recursos, em locais seguros e que somente você possui acesso. Leia nosso artigo que falamos que Exchanges não são Wallets.

Para conhecer mais sobre criptomoedas e termos que são utilizados dentro desse mundo, acesse também o nosso Glossário sobre Criptomoedas.

Leia também sobre o potencial da blockchain.

Veja filmes, séries e documentários sobre o tema.

Conheça canais no YouTube sobre o tema.

Conheça o mercado, estude sobre esse nova economia, após muito estudo e compreensão avalie o que entendeu e somente nesse ponto faça seu investimento, caso assim se sinta confortável, nós não oferecemos dicas de investimentos por aqui, portanto conheça e avalie você o que quer fazer.

O mercado é muito novo, possui muita volatilidade nos preços e você pode perder todo o seu dinheiro alocado caso não tenha consciência de sua atitudes.

Aqui no Livecoins nos colocamos sempre a disposição nos comentários, estamos no Facebook e Twitter, esteja convidado a aprender com a gente mais sobre esse mercado e tudo que ele pode oferecer de bom ao mundo.