O mundo todo acompanha o problema no setor bancário na maior economia do planeta, os Estados Unidos. Com o provável resgate bancário no setor pelo governo, o autor do livro “Pai Rico, Pai Pobre”, recomenda que todos comprem bitcoin para evitar o novo dinheiro falso que deverá circular em uma “economia já doente.”
Há alguns anos, Robert Kiyosaki vem alertando para uma grande crise no mercado financeiro. Assim, suas recomendações seguem para ativos de proteção ao patrimônio, os quais ele acredita que podem ajudar a conter eventuais danos no Dólar.
Em sua teoria, uma nova impressão de dinheiro pelo governo norte-americano pode atrapalhar a economia, e não ajudar em nada as pessoas.
“Novo dinheiro falso chegará em economia doente, compre bitcoin”, diz Robert
O problema do iminente resgate aos bancos envolve a questão que os bancos centrais já lidam com a inflação. Por conta disso, nos EUA, o Fed vem aumentando a taxa de juros na economia, após manter a taxa baixa por alguns anos.
Com o enfrentamento à COVID concluído, as taxas de juros vinham subindo e a frequência da impressão de novos dinheiros caindo. Mas tudo indica que novo dinheiro deve ser injetado no mercado, preocupando o especialista, que chama a economia de doente.
A sua resposta para a situação envolve a compra de ouro, prata e bitcoin, ativos que ele acredita conseguir resistir a uma crise.
“BAILOUTS começam. Mais dinheiro falso para invadir a economia doente. Ainda recomendo a mesma resposta. Compre mais Ouro, Prata, Bitcoin. Tomem cuidado. Aterrissagem forçada à frente.”
BAIL OUTS begin. More fake money to invade sick economy. Still recommend same response. Buy more G, S, BC. Take care. Crash landing ahead.
— Robert Kiyosaki (@theRealKiyosaki) March 13, 2023
Um bailout é um processo de resgate a uma instituição próxima da falência, ou seja, para Robert Kiyosaki, o governo dos EUA deve resgatar os bancos imprimindo mais dinheiro.
Contudo, ainda não está totalmente claro se a ação será de fato realizada pelas autoridades, visto que o presidente Joe Biden disse que os pagadores de impostos não sofrerão danos. Além disso, o resgate na crise de 2008 não se mostrou popular para o governo.
Bitcoin enfrenta nova crise em sua curta história, primeira contra bancos
Ao que tudo indica, o bitcoin, moeda digital forjada em meio a crise bancária de 2008, deverá enfrentar sua segunda instabilidade macro.
Isso porque, em 2020, a moeda digital enfrentou o colapso da chegada da COVID-19. Em março daquele ano, por exemplo, o preço do bitcoin caiu rapidamente no mercado, assustando que não estava preparado para a volatilidade.
Contudo, sua recuperação rápida após o caso chamou atenção, assim como sua alta histórica registrada em 2021. Mesmo com a queda de empresas do mercado de criptomoedas, o bitcoin segue forte e operando em alta de 5,6% nos primeiros 14 dias de março, independente da crise bancária seguir causando temores pelo mundo.