A taxa de dominância do Bitcoin atingiu hoje sua maior alta dos últimos 2 meses no CoinMarketCap, isso significa que os investidores provavelmente estão trocando seus investimentos em altcoins para BTC. Os indicadores são de 42,74% hoje. Este é o nível mais alto desde 14 de abril, quando estava dentro de 42,5%.
O QUE É TAXA DE DOMINÂNCIA DO BITCOIN ?
É um indicador que acompanha a porcentagem da capitalização total do mercado de criptomoedas contribuída pela criptomoeda líder. Uma taxa crescente de dominância significa que a demanda por bitcoins é maior que a demanda por altcoins.
Um fluxo em direção ao bitcoin é geralmente visto no início da corrida de touros, já que é uma rota comum para o dinheiro fiduciário entrar no mercado de criptomoedas.
No ano passado, a taxa de dominância da BTC aumentou de 38% para 66,5% em seis meses, elevando seu valor de US $ 1.760 para US $ 20.000.
CORREÇÃO E DOMINÂNCIA
A dominância também tende a aumentar durante os períodos de aversão ao risco; quando os investidores abandonam altcoins de alto risco e mudam para bitcoin ou, eventualmente, para moeda fiduciária. Atualmente estamos passando por esse período.
Nos últimos dois meses, o BTC caiu de US $ 9.990 para US $ 5.755 e, no entanto, a taxa de dominância do BTC passou de 35,78% para 42,75%. Neste momento, muitos investidores preferem dinheiro a ativos digitais como o Bitcoin.
O domínio da Bitcoin no mercado de criptomoedas está no seu nível mais baixo graças ao crescente interesse em moedas digitais alternativas.
Na terça-feira, sua capitalização de mercado foi de US $ 231,8 bilhões, ou cerca de 36,1% do valor total de todas as criptomoedas. Esta é a menor participação do mercado que a bitcoin teve em sua história.
A baixa anterior da Bitcoin foi de 37,6% em junho. Em contraste, no início de 2017, sua participação no mercado era de mais de 80%.
O Bitcoin valorizou mais de 1.300% em 2017. Em dezembro, atingiu o recorde de US $ 19.783,21 antes de uma forte queda, fechando o ano em US $ 13.889,99.
O declínio do domínio do bitcoin, que em 1º de dezembro ficou em torno de 55%, deve-se ao recuo no preço, mas também ao aumento do interesse em outras criptomoedas, como ethereum , ripple e litecoin.
Em 1º de dezembro, por exemplo, o valor do ripple ficou em torno de 3% de toda a capitalização de mercado de todas as criptomoedas.