Edward Snowden, um dos maiores inimigos do governo americano, relembrou sua vontade de comprar bitcoin quando ele estava desacreditado por muitos, em meados de 2020. Mesmo com cada vez mais repreensões de governos, o Bitcoin continua se fortalecendo, assim como o próprio Snowden.
Embora a China tenha erguido muros gigantes e estar focada em punir todo cidadão que queira usar ou até minerar criptomoedas, o Bitcoin continua ganhando popularidade e mantendo seu preço.
Após Snowden ter nos lembrado sobre o quão barato estava o bitcoin há um ano e meio atrás, também é importante pensar no que ele vai vir a nos lembrar daqui a alguns anos. Será que o Bitcoin será adotado por mais países e seu preço ficará ainda maior?
Bitcoin subiu mais de 1.000%
Ao compartilhar um tweet do dia 13 de março de 2020, quando o Bitcoin sofreu uma queda de 60% naquela semana, no qual Swowden admitia a vontade de comprar bitcoin novamente por conta de “muito pânico e pouco motivo”, ele se questionou se as pessoas o escutaram.
“Às vezes eu penso nisso e me pergunto quantas pessoas compraram Bitcoin naquela época.
Ele subiu cerca de 10 vezes desde então, apesar de uma campanha global coordenada por governos para enfraquecer a compreensão pública – e o seu apoio à – criptomoeda.
A China até o baniu, mas isso apenas tornou o Bitcoin mais forte.”
Sometimes I think back to this and wonder how many people bought #Bitcoin then.
It's up ~10x since, despite a coordinated global campaign by governments to undermine public understanding of—and support for—cryptocurrency.
China even banned it, but it just made Bitcoin stronger. https://t.co/pbnOFGfaVf
— Edward Snowden (@Snowden) October 3, 2021
Esta queda de 2020 foi uma das mais violentas do bitcoin, deixando a moeda em 3.850 dólares. Representando o ponto mais baixo naquele ano.
A partir dali, o Bitcoin entrava em mais um bull run. Pouco mais de um ano depois, a moeda atingia sua alta histórica: 64.000 dólares. E mesmo tendo recuado, o retorno atual em relação a aquela época é superior a 1.000%.
Mais por vir
No mês passado, Snowden havia celebrado a adoção do Bitcoin como moeda legal em El Salvador. Segundo ele, o país estava colocando uma pressão em outros países para adquirir bitcoin, mesmo que apenas como reserva de valor, pois sua escassez premia quem chegar antes.
Talvez seja necessário esperar por alguns anos para saber se Snowden estava certo em mais este pensamento. O uso do Bitcoin em El Salvador está sendo um experimento que todas as outras nações estão de olho, incluindo o Brasil. Neste semana, o deputado federal Aureo Ribeiro afirmou que o “Bitcoin será moeda corrente no Brasil em breve”.
Por hora, enquanto a China e El Salvador tomam caminhos opostos em relação a maior criptomoeda, o mundo parece estar mais jovem e ao mesmo tempo mais maduro. Hoje parece ser mais fácil que outro país venha a adotar o BTC do que tentar bani-lo.