O ex-agente da CIA Edward Snowden emitiu um alerta sobre o futuro da privacidade na rede do Bitcoin, em resposta ao anúncio da zkSNACK, desenvolvedora da carteira Wasabi, de encerrar seu serviço de CoinJoin a partir de 1º de junho de 2024.
Em um tweet recente, Snowden revelou suas preocupações, declarando: “Venho alertando os desenvolvedores do Bitcoin há dez anos que a privacidade precisa ser garantida no nível do protocolo. Este é o aviso final. O relógio está correndo.”
I've been warning Bitcoin developers for ten years that privacy needs to be provided for at the protocol level. This is the final warning. The clock is ticking. https://t.co/r7w7gdrHRp
— Edward Snowden (@Snowden) May 2, 2024
O alerta de Snowden foi motivado pelo anúncio da zkSNACKs, feito através de um post em seu blog, no qual a empresa revelou sua decisão de descontinuar o serviço dedicado em melhorar a privacidade do Bitcoin.
O serviço CoinJoin é uma tecnologia que permite a múltiplos usuários de Bitcoin combinar suas transações, tornando difícil rastrear a origem das transações, similar ao que os misturadores de criptomoedas fazem.
Guerra contra privacidade
A decisão da zkSNACKs, de acordo com o post no blog, foi tomada com pesar e após cuidadosa consideração, citando a necessidade de clareza legal em suas operações nos Estados Unidos.
O post no blog tranquilizou os usuários de que a Wasabi Wallet continuará a funcionar como uma carteira Bitcoin regular, embora sem o recurso de privacidade.
No entanto, a zkSNACKs afirmou que, embora a arquitetura de filtragem do lado do cliente, integração com Tor e seleção personalizada de moedas da Wasabi Wallet melhorem a privacidade, a privacidade completa continua inatingível sem os CoinJoins.
O anúncio foi resultado de ações regulatórias recentes nos Estados Unidos, onde provedores de carteiras de criptomoedas de custódia própria têm sido alvo de escrutínio.
A Phoenix Wallet e a Wasabi Wallet estão entre as últimas a abandonar os EUA em resposta à repressão regulatória desencadeada pelas ações contra a Consensys e a Samourai Wallet.
As preocupações com o cenário regulatório para carteiras de custódia própria também aumentaram após a Consensys, desenvolvedora da carteira Metamask, receber um aviso da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e os co-fundadores da Samourai Wallet serem presos sob acusações de lavagem de dinheiro.
Os processos causaram pânico entre os provedores de serviços de criptomoedas que operam nos EUA e o alerta mais recente de Snowden ecoa sua defesa anterior da privacidade das criptomoedas, especialmente diante da repressão do Departamento de Justiça dos EUA contra a Samourai Wallet no mês passado.
“O Departamento de ‘Justiça’ mais uma vez criminalizou os desenvolvedores de um aplicativo que restaura a privacidade financeira. A solução para isso é tornar o dinheiro privado por padrão. A privacidade nunca deve ser ‘excepcional’, senão eles a tornarão crime”, tweetou Snowden após a repressão.
The Department of "Justice" has once again criminalized the developers of an app that restores financial privacy. The way to fix this it to make money private by default. Privacy must never be "exceptional," or they will make it criminal.
— Edward Snowden (@Snowden) April 24, 2024
Enquanto os reguladores europeus adotaram uma abordagem mais relaxada em relação às possíveis regulamentações para carteiras de custódia própria, as preocupações sobre o futuro da privacidade na rede Bitcoin persistem, especialmente nos EUA.