Após anunciar o projeto Bitcoin City em novembro do ano passado, agora El Salvador está dando continuação ao seus planos com a criação de vinte projetos de lei que serão enviados ao congresso para votação.
O objetivo de tais projetos é oferecer uma maior segurança aos investidores de seus chamados títulos de Bitcoin. Com eles, El Salvador pretende arrecadar 1 bilhão de dólares para a construção da cidade acima.
Já seus investidores poderão aproveitar de um retorno estimado de 6,5% ao ano durante um período de dez anos. Assim como foi o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda legal, agora El Salvador também deseja continuar com seu pioneirismo.
Mudanças em como um governo faz negócios
Em um anúncio sobre os títulos de Bitcoin, Nayib Bukele, presidente de El Salvador, afirmou que as vinte propostas de leis a serem enviadas ao congresso tem o intuito de fornecer legibilidade e garantia de tais títulos.
“Isto é para cobrir e garantir os títulos de Bitcoin (Volcano Bonds), bem como uma reengenharia completa da economia e da força como um estado-nação faz negócios.”
It’s to cover and guarantee the #Bitcoin #VolcanoBonds, but also a full re-engineering of the economy and of the way a nation state does business.
Everybody searching for freedom: this is the place to come 🇸🇻https://t.co/zupEKC3usB
— Nayib Bukele (@nayibbukele) January 5, 2022
Tal forma de arrecadação de dinheiro também pode ser uma mudança significativa na maneira como países trabalham, afirmou Bukele. A previsão é que a emissão destes títulos seja feita ainda no primeiro trimestre de 2022, e estas propostas de leis mostram que o país está avançando com o projeto.
Bitcoin City
Com este 1 bilhão de dólares, El Salvador planeja usar metade deste valor, 500 milhões, na infraestrutura da Bitcoin City e os outros 500 milhões para comprar Bitcoin. Em outras palavras, estão apostando no crescimento da criptomoeda.
Já a construção da Bitcoin City, ou Cidade Bitcoin em português, tem como foco a criação de uma cidade inteiramente dedicada ao Bitcoin. Uma de suas principais características é que ela será construída em torno de um vulcão, que será usado como fonte de energia.
Hoje El Salvador já utiliza energia geotérmica para minerar BTC, todavia esta operação ainda é pequena quando comparada aos atuais planos do governo com seus títulos de Bitcoin.
Por fim, também vale notar que, segundo Bukele, a Bitcoin City não cobrará impostos de renda, propriedade e outros. Apenas o IVA será cobrado, uma espécie de imposto único.