O evento Adopting Bitcoin, sediado em El Salvador, já marcou a data para reunir a comunidade interessada em conhecer o ecossistema local, com grandes empresas apoiando a iniciativa.
Desde 2021, o bitcoin foi adotado como moeda de curso legal pelo governo local, após a famosa Lei Bitcoin criada pelo presidente Nayib Bukele ser aprovada pelo congresso salvadorenho.
Após um ano da iniciativa, muitas pessoas querem saber como a realidade do país está, visto que uma crise mundial tem abalado inclusive a cotação do bitcoin nos mercados.
O evento então será uma oportunidade para saber como a “nação bitcoin” tem se saído, visto que nos últimos dias o presidente Bukele zombou da Inglaterra com a queda da Libra, moeda que perde valor frente o Dólar.
El Salvador sedia Adopting Bitcoin com grandes parcerias
O evento será organizado pela Galoy Inc., uma plataforma que fornece bancos de Bitcoin para a Bitcoin Beach Wallet em El Salvador.
De acordo com o CEO da Galoy, Nicolas Burtey, a iniciativa pioneira de El Salvador era inesperada quando foi realizada.
“Ninguém esperou que uma nação soberana adotasse o bitcoin como moeda legal em 2021.”
Organizando o evento em 2022, o empreendedor do bitcoin que tem lutado para ajudar El Salvador a adotar mais a moeda digital, se mostrou entusiasmado com o que tem acontecido.
“A medida alterou a percepção do público sobre o país e a moeda. El Salvador agora está dando passos largos para tornar-se a Singapura da América Central e um farol para a inclusão financeira, enquanto o bitcoin está se provando como um excelente meio de negociação que pode facilitar milhões de transações diárias.”
A conferência, que acontece em San Salvador e Bitcoin Beach (Praia Bitcoin) de 15 a 17 de novembro, reúne o ecossistema Bitcoin para colaboração, networking e aprendizado.
Os dois primeiros dias do evento acontecerão no centro de convenções Crowne Plaza, em San Salvador. Mais de 110 palestrantes de mais de 30 países diferentes compartilharão os mais recentes desenvolvimentos de todo o espectro de disciplinas de bitcoin, relacionados à tecnologia e à economia.
Um destaque da parte focada em tecnologia e desenvolvimento será a apresentação do desenvolvedor do Bitcoin Core, Jon Atack, enquanto o nome mais proeminente da parte focada em economia é a senadora mexicana Indira Kempis.
O evento multi etapas será realizado em inglês com traduções em tempo real em espanhol para os palcos principais.
A Bitfinex é patrocinadora do evento e seu CTO, Paolo Ardoino disse em comunicado ao Livecoins que a corretora “se orgulha de ser um parceiro de tecnologia e corretora para os salvadorenhos em sua jornada histórica em direção à liberdade financeira e em ser um patrocinador de iniciativas educacionais, focadas em aumentar o ensino sobre finanças e tecnologia“.
O Brasil terá duas palestrantes confirmadas no evento, que será Carol Souza, do Área Bitcoin, e Renata Rodrigues, da Paxos.
Experiência em El Zonte
O terceiro dia do evento levará os participantes a uma viagem de campo à Praia Bitcoin, em El Zonte, onde se originou a adoção do bitcoin no país.
Mike Peterson, Diretor da Praia Bitcoin, destacou que há um grande movimento diário com bitcoin no local, o que será apresentado a todos os participantes do evento.
“Após menos que um ano, estamos vendo um em cinco pessoas utilizando o bitcoin diariamente. Agora a delegação de representantes, banqueiros e tecnólogos de todos os cantos do mundo estão vindo para El Salvador, para aprender como o bitcoin pode ser utilizado como uma ferramenta para inclusão financeira.”