Elon Musk concorda com CEO da Binance sobre causa da inflação

Elon Musk mostra interesse em tema que pode gerar vários impactos em sua própria fortuna.

O bilionário Elon Musk concordou com o CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), de que é matematicamente impossível imprimir dinheiro e não gerar inflação, em uma curta discussão pelo Twitter nesta segunda-feira (27).

De fato, apesar de poucas falas entre ambos os empresários bilionários, fica claro que há uma grande preocupação com o assunto entre magnatas, afinal, caso o Dólar desmorone, eles podem perder suas fortunas rapidamente.

Via Twitter, CZ disse que “é matematicamente impossível imprimir trilhões sem inflação”, ao que recebeu um simples “verdade” como resposta de Elon Musk.

Entenda por que imprimir dinheiro em excesso causa inflação, como dizem os bilionários

A impressão de dinheiro pode causar inflação, mas isso depende de vários fatores, como a quantidade de dinheiro impressa, a demanda por bens e serviços na economia e a capacidade produtiva do país.

Durante a crise da Covid-19, por exemplo, o banco central dos EUA, o Fed, imprimiu muito dinheiro. O Banco Central Europeu também seguiu a mesma linha, injetando liquidez no mercado com as diminuições de atividades econômicas causadas pelo isolamento social.

Vale lembrar que quando há um aumento na quantidade de dinheiro em circulação na economia, os preços tendem a subir à medida que a demanda por bens e serviços também aumenta.

Se a oferta desses bens e serviços não acompanhar esse aumento na demanda, os preços podem subir ainda mais, gerando inflação.

Em uma situação assim, todos que dependem de uma determinada moeda começam a ver a diminuição no seu poder de compra, com a deterioração do valor monetário.

No caso do Dólar, a inflação dos EUA segue em alta, de 6,04% em fevereiro de 2023, na comparação com a média histórica (3,28%), preocupando analistas. Associado a isso, o acréscimo na taxa de juros pelo Fed tem pressionado negócios, inclusive recentes falências bancárias.

Não só os bilionários devem se preocupar com a inflação

Apesar da atenção dada por Elon Musk a uma discussão sobre inflação causada pela impressão de dinheiro, não só os ricos e bilionários saem prejudicados com a perda no poder de compra.

Isso porque, o combate a inflação pelo banco central pode dificultar o acesso a empréstimos baratos, ou seja, afetam seus negócios.

O próprio Elon Musk tem vários negócios nos EUA e depende do Dólar com a Tesla, SpaceX, Twitter, Boring Company, entre outras mais. Ou seja, ele já mostra que entende que a inflação pode prejudicar seus negócios, além de seu patrimônio.

Como reserva de valor, Elon Musk investiu em bitcoin com a Tesla e SpaceX nos últimos anos, para proteger os negócios de um eventual colapso do Dólar.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias