O Bitcoin segue sendo reconhecido cada vez mais por autoridades do mundo como uma tecnologia de confiança. Nesta sexta-feira (15), Elon Musk concordou que a moeda digital é uma boa reserva de valor contra a inflação.
Na última semana, o fundador e CEO do Mercado Livre afirmou que o Bitcoin é melhor que o ouro como reserva de valor.
As falas públicas certamente reacendem um debate importante sobre o Bitcoin: é um ouro digital ou meio de pagamentos?
De fato, a dúvida é alvo de disputa comum na comunidade Bitcoin, que já até viu rixas sérias sobre o tema. Para os defensores do Bitcoin Cash (BCH), o Bitcoin (BTC) não segue mais a filosofia de Satoshi Nakamoto, que criou uma “moeda digital” e não “ouro”.
Mesmo assim, o ano de 2020 viu um grande movimento de adoção institucional ao Bitcoin, com a justificativa de compor a reserva de valor das empresas. Ao citar a moeda digital como reserva de valor, muitos gestores associaram o Bitcoin ao ouro.
Em resposta a mensagem, Elon Musk concorda que o Bitcoin é uma boa reserva de valor contra inflação
O ano de 2021 começou com dois receios principais para grande parte da população mundial. Um deles é o relacionado com a vacina contra a COVID-19, que ainda não chegou para todos.
Outro receio é a inflação, principalmente pela alta de preços de produtos essenciais para sobrevivência. Nos últimos dias, por exemplo, a ONU alertou governos sobre possíveis agitações sociais decorrentes de aumento no preço de alimentos.
Com isso, muitas pessoas seguem buscando ativos que sejam uma boa reserva de valor contra a inflação. A comunidade do Bitcoin e do Ouro acredita que ambos os ativos são as melhores opções nesse sentido.
Além disso, o dinheiro fiduciário pode ser o principal culpado pela alta inflação hoje. Os Estados Unidos imprimiram muito para conter efeitos da pandemia, e com a chegada de Joe Biden, é esperado que mais dinheiro seja jogado no mercado.
Citado, o homem mais rico do mundo deu sua opinião sobre dinheiro nesta sexta-feita (15). Elon Musk afirmou pelo Twitter que dinheiro é apenas um sistema de informação e o que realmente importa é criar produtos ou fornecer serviços.
Elon Musk disse ainda concordar com o Bitcoin sendo uma boa reserva de valor. Neste ponto, o Bitcoin não precisaria substituir às moedas fiduciárias, apenas corrigir os problemas inflacionários decorrentes das políticas monetárias.
Good point
— Elon Musk (@elonmusk) January 15, 2021
Enquanto fundador da Tesla não entra em polêmica, CEO da MicroStrategy continua acreditando no Bitcoin como moeda
A resposta de Elon Musk é uma continuação a sua recente mensagem de que não deixará mais de aceitar Bitcoin como pagamento.
Apesar da sua opinião favorável ao Bitcoin, Elon preferiu não entrar na polêmica se o Bitcoin poderia de fato substituir as moedas fiduciárias.
No entanto, Michael Saylor, considerado pela Forbes como um dos mais ricos de Bitcoin hoje, deu sua opinião. De acordo com o CEO da MicroStrategy, empresa que comprou bilhões de Bitcoins, o “Bitcoin é uma moeda, o restante é apenas crédito”.
Essa fala, feita pelo Twitter nesta sexta também, mostra que Michael não acredita nas moedas fiduciárias. Para superar essas, contudo, o Bitcoin teria um longo caminho pela frente.
#Bitcoin is money. Everything else is credit.
— Michael Saylor⚡️ (@saylor) January 15, 2021
Segundo o site FiatMarketCap, o Bitcoin seria considerado a 16.ª maior moeda do mundo. O Brasil, por exemplo, seria o 12.º país em market cap de moedas fiduciárias.