Uma nova projeção de adoção do Bitcoin aponta que em 14 anos, em 2036, o Bitcoin terá atingido 50% de adoção global. Embora esta janela de tempo pareça longa, a boa notícia é que a tendência é que o preço do BTC fique mais caro devido a maior demanda.
Para chegar a estes números, a Blockware Solutions usou a adoção de outras tecnologias para criar uma média a ser usada como base. Dentre elas estão a eletricidade, celular, automóvel e outros recursos já comuns em nosso cotidiano.
Entretanto, uma das principais diferenças entre o Bitcoin e estes outros itens é a sua escassez. Como exemplo, é possível criar infinitos computadores para suprir a demanda por tais aparelhos, já o Bitcoin possui um limite máximo de 21 milhões de unidades, o que pode fazer seu preço disparar ainda mais.
Metade da população usará Bitcoin em 2036
Segundo o estudo da Blockware, hoje, 13 anos após a criação de Satoshi Nakamoto, apenas 0,36% da população global utiliza o Bitcoin. Tal número pode chegar a 50% nos próximos 14 anos, alcançando bilhões de usuários.
Para chegar a este número, o estudo analisou a curva de adoção de outras tecnologias, como internet, redes sociais, chegando a uma média a ser aplicada no Bitcoin.
Com isso, a pesquisa estima que a adoção do Bitcoin pode chegar a 10% da população global ainda nesta década, alcançando 50% da população em meados de 2036.
“Prevemos que a adoção global do Bitcoin ultrapassará 10% no ano de 2030. A linha vermelha representa a adoção real do Bitcoin e as linhas verdes representam a adoção prevista.”
Satoshi criou halvings para incentivar a adoção
Uma das principais características do Bitcoin são os seus halvings, ou seja, a redução da recompensa de mineração a cada ~4 anos. Com isso, Satoshi criou um incentivo para que as pessoas adotassem o BTC quanto antes. Afinal, quanto mais tarde, menos serão cunhados.
Talvez o criador do Bitcoin estivesse muito otimista com a adoção do Bitcoin para oferecer halvings tão curtos. De qualquer forma, é notável que está cada vez mais difícil ganhar BTC direto da fonte, e quanto antes você o adotar, melhor.
Não vai ter Bitcoin para todo mundo
Conforme o número de bitcoins é limitado em 21 milhões, é natural estimar que seu preço subirá conforme mais pessoas adotarem esta moeda. Com um estimado de 4 bilhões de pessoas usando BTC em 2036, será quase impossível juntar 1 BTC.
21.000.000 BTC / 4.000.000.000 pessoas = 0,00525 BTC para cada pessoa.
Conforme pode ser observado no cálculo acima, não haverá 1 BTC para cada pessoa em 2036, bem longe disso, caso a previsão acima aconteça. Portanto, ao contrário de outras tecnologias que expandem sua oferta para atender a demanda, o BTC pode ter uma grande valorização até lá.
Em outras palavras, compre alguns satoshis e os deixe parados. Afinal, a história já mostrou que apesar das grandes correções, o Bitcoin está se provando um ótimo investimento de longo prazo.