Em protesto contra taxas altas, bilionário abandona Ethereum

Desde antes de seu nascimento, o Ethereum foi planejado para ser Proof-of-Stake (PoS) para assim tentar resolver problemas de escalabilidade. Sete anos depois e ele ainda é Proof-of-Work (PoW) e o ETH 2.0 ainda parece estar longe.

Siga no
Ethereum-ameaçado. Imagem: ShutterStock
Ethereum-ameaçado. Imagem: ShutterStock

Su Zhu, diretor executivo da Three Arrows Capital, anunciou nesta semana que abandonou o Ethereum porque eles não se importam com os seus usuários. Seu protesto está ligado as altas taxas de transação, que inviabiliza que muitos usem a criptomoeda.

Criado com o objetivo de ser mais escalável que outras blockchains, como a do próprio Bitcoin, o Ethereum continua falhando em entregar isso após sete anos de sua concepção.

Por hora, quem está se beneficiando das últimas atualizações do protocolo parecem ser apenas os grandes holders, que compraram a moeda por preço de banana. Afinal, o EIP-1559 que pretendia melhorar a questão das taxas, não mostrou nenhum resultado.

Não se importam com os seus usuários

Uma das maiores criticas em relação ao Ethereum são as suas altas taxas de transações. Desta forma, usuários precisam ficar atentos para escolher os melhores horários para usar o protocolo, caso queiram economizar.

Por conta disso o CEO de um fundo especulativo, a Three Arrow Capital, decidiu abandonar o Ethereum como forma de protesto. Segundo Su Zhu, os fundadores do Ethereum estão contentes em como o projeto está, já ele, nem tanto.

“Sim, abandonei o Ethereum, apesar de apoiá-lo no passado.

Sim, o Ethereum abandonou os seus usuários, apesar de apoiá-los no passado.

A ideia de ficar se masturbando assistindo a queima [de ETH] e elaborando testes de pureza, enquanto nenhum recém-chegado pode arcar com as taxas, é repugnante.”

Zhu continuou seu desabafo em mais dois tweets, alegando que os fundadores ficaram ricos e esqueceram qual era o seu propósito. Além disso, também ameaçou usar outra blockchain.

O bilionário também fez questão de mencionar que o grande número de likes recebidos em seu primeiro tweet só reforça o sentimento do mercado. Os usuários estão cansados de pagar entre 100 e 1.000 dólares de taxa de transação.

A presão não é antiga

Desde antes de seu nascimento, o Ethereum foi planejado para ser Proof-of-Stake (PoS) para assim tentar resolver problemas de escalabilidade. Sete anos depois e ele ainda é Proof-of-Work (PoW) e o ETH 2.0 ainda parece estar longe.

Um vídeo antigo mostra que dois co-fundadores do Ethereum, Vitalik Buterin e Joseph Lubin, já sabiam que o Ethereum não era escalável. Ou seja, parece que seus desenvolvedores não estão preocupados com isso há anos.

“Nós sabíamos que não seria escalavel, com certeza.”

EIP-1559 é bom para quem comprou cedo, não para usuários

Já a última grande atualização do Ethereum, o EIP-1559, tinha duas funções, primeiramente melhorar o sistema de previsão das taxas, deixando-as mais baratas, teoricamente. E a segunda parte estava relacionada a queima de parte das taxas de transações.

Neste momento, parece que só a segunda parte funcionou, afinal a rede continua cara para usuários comuns. Ao mesmo tempo, os holders antigos beneficiaram-se do preço da moeda subindo conforme 1.000.000 de Ethers já foram queimados.

Por fim, tanto a comunidade quanto investidores parecem estar chateados com o rumo que o Ethereum tomou até aqui. Há anos esta pressão por escalabilidade está crescendo e parece estar chegando no limite.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.

Jack Dorsey abandona Twitter e agora pode se dedicar ao Bitcoin

Jack Dorsey, criador do Twitter, abandonou o cargo de diretor executivo da empresa nesta segunda-feira (29). Seu cargo será ocupado por Parag Agrawal que...

Iate virtual é vendido por R$ 3,7 milhões no Metaverso

O setor do Metaverso parece estar ganhando cada vez mais tração nos últimos dias, após a venda de um terreno por R$ 14 milhões...
Pessoa com óculos de metaverso e encostando em bloco

Banco Inter destaca potencial do Metaverso com criptomoedas

O Banco Inter publicou um novo relatório no qual destaca o potencial do Metaverso com as criptomoedas. Este é apenas mais um relatório publicado...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias