Empreendedores vs investidores, quem ganhou mais dinheiro com criptomoedas?

Quanto a investir ou empreender, isso acaba dependendo do perfil de cada pessoa.

Siga no

Qual será a melhor estratégia para ganhar dinheiro, investir direto em criptomoedas ou empreender em setores essenciais relacionados a elas?

Neste artigo faremos um comparativo entre algumas das pessoas mais ricas do setor de criptomoedas, explorando as diferenças entre investidores e empreendedores do setor.

É importante lembrar que a grande maioria dos empreendedores mantém boa parte de seu patrimônio em Bitcoin e outras criptomoedas, o que pode-se considerar uma estratégia híbrida.

Empreendedores

Por empreendedores, separamos alguns dos principais envolvidos na criação de ferramentas voltadas para atender o criptomercado.

Embora a lista abaixo seja composta por criadores de exchanges, também é notável citar Chris Larsen e Jed McCaleb, criadores da Ripple, e também Vitalik Buterin, criador do Ethereum.

O setor que envolve as criptomoedas é enorme, recentemente a Mastercard adquiriu uma empresa de rastreamento de transações, por exemplo.

Isso sem falar no desenvolvimento de equipamentos de mineração como Jihan Wu, fundador da Bitmain, que possui um patrimônio de 2,5 bilhões de dólares, ou então em plataformas sociais, desenvolvimento de aplicativos como carteiras, jogos e outros.

Brian Armstrong

Brian Armstrong, co-fundador e atual CEO da Coinbase, conheceu o Bitcoin em 2010 e dois anos depois fundou a Coinbase ao lado de Fred Ehrsam após receberem um investimento de 150.000 dólares de uma aceleradora de startups.

Quase dez anos depois, a Coinbase arrecadou cerca de 85 bilhões de dólares em sua IPO. Hoje Brian Armstrong ocupa a posição 404 da lista de bilionários da Forbes, com uma fortuna de 6,5 bilhões de dólares.

Changpeng Zhao

Changpeng Zhao, conhecido como “CZ”, é o fundador da Binance e atual CEO da Binance. CZ começou trabalhando no McDonald’s, mais tarde desenvolvendo softwares de trading para a Bolsa de Valores de Tóquio e fundou a Fusion Systems, empresa também focada em soluções de negociação.

Em 2013 começou a se envolver no setor de criptomoedas, trabalhando para a Blockchain.com e depois para a exchange OKCoin até 2017, ponto em que largou o emprego para fundar a Binance, hoje referência no mercado.

Segundo a lista da Forbes, feita no início de 2021, CZ ocupa a posição 1.664 entre os mais ricos do mundo. Seu portfólio é de 1,9 bilhão de dólares.

Fred Ehrsam

Fred Ehrsam, como mencionado anteriormente, é um dos co-fundadores da Coinbase. Seu primeiro insight sobre moedas digitais foi através de um jogo online, o World of Warcraft. Após isso, Fred trabalhou como trader no Goldman Sachs e após um tempo conheceu o Bitcoin e começou a fazer trading com a moeda em seu tempo livre.

Além disso, Fred também co-fundou a Paradigm, empresa de investimentos em criptomoedas, em 2018. Hoje a sua fortuna é a mesma de CZ, Fred Ehrsam tem 1,9 bilhões de dólares e também ocupa a posição 1.664 na lista da Forbes.

Investidores

Aos que têm paciência e maturidade para deixar o seu dinheiro parado, a estratégia de buy & hold (comprar e segurar, em português), também é uma boa opção de investimento.

Apesar da lista conter apenas compradores de bitcoin, vale mencionar Mike Novogratz que comprou 500.000 ETH, diretamente de Vitalik Buterin, por apenas 0,99 dólar por unidade. Hoje estes 500k ETH valem 1,43 bilhão de dólares.

Cameron Winklevoss e Tyler Winklevoss

Os gêmeos Winklevoss têm uma história interessante, além de serem esportistas olímpicos de remo, eles também são conhecidos por processarem Mark Zuckenberg por ele roubar a sua ideia da criação de uma rede social, hoje conhecida como Facebook.

Apesar de os gêmeos serem investidores, tendo criado a Winklevoss capital, empresa que investiu em 20 projetos relacionados a criptomoedas, bem como a exchange Gemini, a fortuna dos irmãos deve-se mais a compra direta de BTC.

Logo nos primeiros anos do Bitcoin, os irmãos compraram 11 milhões de dólares em BTC por cerca de 10 dólares cada unidade. Estima-se que hoje cada irmão tenha 1,4 bilhão de dólares em BTC e essa quantia chegue a 6 bilhões de dólares, 3 bi cada, ao somar outros investimentos de ambos. Hoje eles ocupam a posição 1.008 da lista da Forbes.

Michael Saylor

Michael Saylor entrou no mundo das criptomoedas bem tarde, apenas no ano passado. Ele pode ser o melhor exemplo de investidor, pois sua estratégia é basicamente “converter tudo que possa em BTC”.

Co-fundador e atual CEO da MicroStrategy, Saylor começou a comprar Bitcoin apenas em agosto do ano passado e desde então não parou. Hoje a MicroStrategy é a empresa pública que mais possui BTC, 114.042 no total.

Segundo a lista da Forbes, feita em abril onde Saylor não possuia tantos bitcoins, ele estava com 2,3 bilhões de dólares em patrimônios, ocupando a posição 1.362 da lista dos mais ricos.

Tim Draper

Tim Draper é outro investidor raiz, em julho de 2014 comprou cerca de 30.000 BTC em um leilão do governo americano, que havia confiscado as moedas do Silk Road.

Devido ao histórico de sua família, isso não poderia ser diferente. Tanto seu pai quanto avô já trabalhavam com investimentos, o primeiro fundou a companhia de investimento Draper & Johnson e o segundo fundou a Draper, Gaither & Anderson em 1958.

Hoje Tim Draper ocupa a posição 2.035 na lista de mais ricos da Forbes com uma fortuna de 1,5 bilhão de dólares. Lembrando que o total investido por ele foi de 19 milhões de dólares.

Investir ou empreender?

A lista de bilionários da Forbes também inclui outras pessoas do setor de criptomoedas, como o early adopter Matthew Roszak, com 1,5 bilhão de dólares, e o fundador da exchange FTX, Sam Bankman-Fried, com 8,7 bilhões.

Quanto a investir ou empreender, isso acaba dependendo do perfil de cada pessoa. Os exemplos acima mostram que nunca é tarde para entrar no mundo das criptomoedas, afinal esta é ainda uma tecnologia nova com muito potencial de crescimento, tanto em preço do Bitcoin quanto oportunidades ao seu redor.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Celular com aplicativo do PayPal, dinheiro digital

PayPal diz que brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico

Uma pesquisa liberada pelo PayPal nesta segunda-feira (18) indica que os brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico, também chamado de "em...
Encontro marcado pelo Tinder Bitcoin

Apaixonado do Tinder perde R$ 10 milhões em Bitcoin após cair em golpe

Um caso relatado pela Sophos mostra um esquema que começa em aplicativos de encontro, como Tinder, e acaba com corações partidos e carteiras vazias....
Ethereum RIP

Usuários de Ethereum pagaram R$ 5,5 bilhões em taxas nos últimos 30 dias

Segundo estatísticas apresentadas pelo Token Terminal, os usuários de Ethereum pagaram cerca de 1 bilhão de dólares em taxas nos últimos trinta dias. O...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias