Equipamento de mineração de Bitcoin da Block foi apresentado ao mercado na última semana. Foto: Proto/Redes sociais.
A Block (NYSE: XYZ), empresa de Jack Dorsey, revelou na última quinta-feira (14) sua máquina de mineração de Bitcoin. Chamado Proto Rig, o equipamento pode chegar a 819 TH/s, quase o dobro que uma Antminer S21 XP Hydro.
No entanto, a maior novidade está no design do produto. Isso porque a máquina é modular, permitindo uma vida útil maior, bem como manutenções mais rápidas.
Negociadas na NYSE, as ações da Block operam em alta de 5,44% nos últimos 5 dias de negociação, refletindo o bom recebimento do produto pelo mercado.
Desenvolvido pela Proto, uma empresa no guarda-chuva da Block, o Proto Rig é feito de cinco componentes modulares, sendo uma revolução no setor de mineração de Bitcoin.
O design é otimizado para manutenções, bem como para atualizações futuras à medida que novos chips sejam lançados no mercado.
“Na hora de atualizar, não é preciso desmontar e substituir toda a frota. Basta trocar os hashboards, com dificuldade semelhante à de carregar uma lava-louças. E, enquanto você coloca novas placas mais potentes, pode continuar minerando.”
“Se algo — digamos, um ventilador — quebrar, não há necessidade de tirar a máquina inteira do rack e levá-la para uma sala de reparo ou enviá-la a um armazém. Basta remover o ventilador e colocar um novo no lugar, ali mesmo no rack, sem precisar de ferramentas”, escreveu a Block. “Se um hashboard falhar? A máquina inteira não para de funcionar. O restante continua minerando, e você pode rapidamente substituir a placa defeituosa por uma nova. O tempo de reparo leva literalmente segundos, e o tempo de inatividade relacionado a reparos praticamente desaparece.”
Outro ponto é o seu tamanho. Segundo a empresa, é possível instalar três de suas máquinas onde cabiam somente duas ASICs tradicionais.
“O Proto Rig foi projetado para resolver a densidade no rack, aproveitar ao máximo a infraestrutura elétrica existente e tornar as atualizações extremamente fáceis e eficientes.”
Já a ficha técnica mostra que o Proto Rig pode chegar a 819 TH/s quando 9 hashboards forem usados. Esse é de longe o maior poder computacional de uma ASIC de mineração.
O consumo pode chegar a 12.000 W, deixando a ASIC da Block com uma eficiência de 14,65 W/T. Nesse quesito a Bitmain ainda domina o mercado com seus 12 W/T nos Antminer S21 XP Hydro e 13,5 W/T no mesmo modelo refrigerado a ar.
A ASIC de Jack Dorsey ainda não possui um preço oficial.
Por fim, outra novidade apresentada é o Proto Fleet, um software usado para gerenciar fazendas de mineração.
Comentários