A Metaplanet Inc, empresa listada na bolsa de Tóquio, comprou cerca de 98 bitcoins por 1 bilhão de ienes nesta semana. A compra acontece poucas semanas após a empresa anunciar que estaria copiando a estratégia da americana MicroStrategy, o que fez suas ações subirem 89%.
Focada em diversas áreas, como investimentos, setor imobiliário, consultoria e web3, a Metaplanet possui uma longa história. Fundada em 1999, suas ações estão listadas na bolsa de Tóquio há 2 décadas, mas estão em forte queda no período.
Portanto, é possível que a nova estratégia financeira ajude a empresa japonesa e seus investidores. Isso porque, as ações da americana MicroStrategy, que serviu de inspiração à Metaplanet, também estavam em queda desde os anos 2000, voltando a subir apenas em 2020 após aportes em Bitcoin.
Empresa japonesa compra 98 bitcoins por 1 bilhão de ienes
A compra de bitcoins pela Metaplanet foi anunciado tanto em suas redes sociais quanto em um documento formal publicado em seu site. Os 97,85 bitcoins foram comprados por um preço médio de 10.219.524 ienes, totalizando um aporte de 1 bilhão de JPY.
“Em 22 de abril de 2024, a Metaplanet concluiu sua compra inicial de 97,85 bitcoins a um preço de compra agregado de 1 bilhão de ienes (JPY).”
On April 22, 2024, Metaplanet completed its initial purchase of 97.85 bitcoins at an aggregate purchase price of JPY 1 billion pic.twitter.com/pzGybyCtcD
— Metaplanet Inc. (@Metaplanet_JP) April 24, 2024
Pelo tom da mensagem, a empresa deve realizar novos aportes, sendo esse apenas o primeiro. Em outro documento, a Metaplanet aponta que estará nomeando novos diretores, bem como contraindo dívidas (estratégia copiada da MicroStrategy), provavelmente para comprar mais bitcoins.
“A agenda inclui a nomeação de novos diretores, bem como a preservação do Bitcoin”, conclui a empresa.
Moeda japonesa em apuros
Enquanto todos os países aumentavam a taxa de juros para controlar a inflação e o poder de suas moedas nos últimos anos, o Japão manteve uma política monetária solta. Devido a isso, sua moeda se enfraqueceu.
O mercado tentou romper a faixa de 150 ienes japoneses por cada dólar americano tanto em 2022 quanto em 2023, mas o governo manteve sua postura.
No mês passado, em março, o Banco Central do Japão finalmente jogou a toalha e aumentou os juros após 17 anos sem mudanças. No entanto, o aumento foi tão pequeno que o JPY continuou caindo, chegando ao pior nível de sua história.
Dado isso, é possível que a Metaplanet se beneficie com as compras de Bitcoin mais do que a própria MicroStrategy, que usa o dólar como moeda padrão.
Por fim, dados da BitcoinTreasuries mostram que essa adoção do Bitcoin é global. Além da novata japonesa, também é possível ver empresas da Noruega, Alemanha, Turquia, Canadá e outros países com grandes aportes na criptomoeda.