Uma das maiores empresas de rastreio de bitcoin e criptomoedas, a Chainalysis divulgou a compra da startup Alterya, que detecta fraudes por meio de uma IA própria.
De acordo com o anúncio da aquisição na última segunda-feira (13), esta é a segunda aquisição da empresa em menos de 1 mês. Isso porque, em dezembro de 2024, a Chainalysis reforçou sua posição com a compra da Hexagate, que detecta fraudes no ecossistema Web3.
Agora, tudo indica que a empresa pretende ampliar sua ferramenta de rastreio de criptomoedas e fraudes. A Alterya, por exemplo, lançou sua solução em sigilo, mas já atendeu grandes corretoras do ecossistema, como Binance, Coinbase, entre outras mais.
Empresa que detecta fraudes com IA já ajudou corretoras de criptomoedas e bitcoin a diminuir casos em 60%
A Alterya detectou US$ 10 bilhões enviados para golpes em 2024 e trabalhou com seus clientes para prevenir fraudes proativamente, minimizar perdas e construir a confiança do cliente. Com a Alterya, a Chainalysis afirma que está dobrando sua estratégia de investir na prevenção de transações ilícitas.
Em nota, a Chainalysis destaca que pode fornecer proteção proativa contra fraudes em tempo real para pagamentos e detecção aprimorada de fraudes durante KYC para exchanges, blockchains e provedores de carteiras. A Alterya já ajudou as principais exchanges de criptomoedas a diminuir a fraude em 60%, reduzir disputas relacionadas a golpes e melhorar a eficiência das operações manuais.
De acordo com Ilan Zimmer, Diretor de Pagamento e Risco Operacional na Coinbase, a empresa que utiliza inteligência artificial para detecção de fraudes no ecossistema de bitcoin é uma parceira confiável. “A Alterya tem sido uma parceira confiável em ajudar a Coinbase a identificar endereços de carteira vinculados a golpes de investimento conhecidos. Essa colaboração nos permitiu proteger melhor nossos clientes e salvaguardar seus fundos arduamente conquistados de maus atores.”
Empresa expande seu escritório na capital de Israel
Para receber os novos colaboradores da Alterya, a Chainalysis confirmou que expandirá as suas operações no escritório de Tel Aviv, capital de Israel.
Assim, a empresa que rastreia bitcoin reforçou sua ferramenta para atender melhor seus clientes, dentre empresas e órgãos governamentais que fiscalizam transações ilícitas com criptomoedas.
Vale lembrar que muitas fraudes ocorrem em corretoras de criptomoedas, que são pontos de falha centralizados em um ambiente que se propõe a descentralizar as finanças digitais. Assim, a nova ferramenta pretende utilizar a modernidade da IA para fornecer uma inovadora plataforma que mitiga fraudes, antes mesmo que estas ocorram.