A empresa Bitmain quer ajudar a salvar a mineração de Bitcoin com um novo plano para que mineradores não vendam suas máquinas. Nos últimos meses, o preço do bitcoin opera em forte queda e empresas do setor tiveram que vender equipamentos.
Na mineração de bitcoin, atividade essencial da rede, os mineradores precisam custear a compra de equipamentos que realizam a atividade.
Durante o processo de validar blocos e garantir a segurança da rede, muitas máquinas exigem manutenção e mineradores precisam custear esses procedimentos também.
Por fim, há custos com pessoal, infraestrutura, energia, entre outros mais que podem acabar com o lucro dessa atividade no curto prazo.
Como o bitcoin caiu, esse é um cenário que costuma colocar mineradores sob forte pressão.
Em relação ao Dólar, por exemplo, cada bitcoin custa hoje US$ 24.100,00, com uma queda de 49% no consolidado de 2022.
Bitcoin quer ajudar a salvar a mineração de bitcoin
Em conversa com a Bloomberg, a Bitmain divulgou novos planos para o mercado de bitcoin e empresas que atuam no setor de mineração.
Atravessando uma dura fase com as quedas do bitcoin, muitas dessas empresas começaram a vender seus equipamentos para reduzir as despesas. Outras venderam os Bitcoins minerados em massa, causando uma pressão no mercado.
Em parceria com a empresa de Cingapura Antalpha, a Bitmain agora quer salvar a mineração de bitcoin, ajudando o mercado na atual fase.
Para isso, os mineradores que quiserem pegar empréstimos lastreados em suas máquinas de mineração de bitcoin, com juros baixos, a parceria entre as empresas possibilitará isso.
Para viabilizar esse lastro ao empréstimo realizado para mineradores, a Antalpha utilizará dados da Bitmain e AntPool, visto que foi realizado uma parceria para a ação.
Empresa tem ajudado mineradores a custearem energia elétrica
A nova empresa parceria da Bitmain que opera de Cingapura já começou a ajudar empresas do setor há alguns meses, ao emprestar recursos para pagamento de energia elétrica a um custo abaixo de outros bancos.
Como a energia é um dos maiores problemas das fazendas de mineração de bitcoin, a solução tem ajudado empresas do setor a sobreviver.
O resgate aos mineradores surge em meio a uma crença de que a queda da cotação do bitcoin vai acabar em algum momento. Assim, garantir que o máximo de empresas sobreviva é fundamental para a próxima fase de adoção do mercado, que pode experimentar preços de alta no futuro.
A união do mercado mostra que a luta pelo consenso descentralizado e com prova de trabalho é uma das prioridades da comunidade bitcoin mundial.