Para quem curte um cowboy, ou outros derivados dessa modalidade de bebida essa pode ser uma boa notícia, pois está para ser possível tomar um Whisky com a ajuda da blockchain nos seus bastidores.
A parceria surgiu das empresas Fusion Whisky com a Adelphi Distillery, da qual irão lançar o produto The Winter Queen, misturando assim a história européia da indústria de bebidas com a tecnologia blockchain.
Com esse anúncio, que envolve de Whisky Escôces com o Malte da Holanda, a marca The Winter Queen se tornará a segunda na história a trabalhar com a blockchain, uma vez que em março de 2018 a bebida australiana The Brisbane, também da marca Fusion Whisky, já havia chegado ao mercado.
De acordo com o diretor administrativo da Adelphi Distillery, Alex Bruce, a blockchain provê aos consumidores detalhes sobre a proveniência da cevada utilizada no processo de fabricação, de qual campo a mesma veio, e quando o mesmo foi engarrafado.
Além disso, Bruce acrescentou que “Muitas pessoas não ouviram falar ou apreciaram a influência que Elizabeth Stuart teve na Europa do século XVII. Ela era a filha mais velha de James VI da Escócia e eu da Inglaterra, mas também era a avó do rei George I e era o elo entre os tronos Stuart e Hanovarian”.
Esta edição comemora a coroação da princesa ao reino da Boêmia, há cerca de 400 anos atrás. Uma curiosidade, que não faz com que seja um ponto negativo, é que os reinos são estruturas centralizadas de poder ao contrário do que prega a blockchain, que leva em sua filosofia o caráter de descentralização.
A indústria de bebidas alcoólicas é mais um dos setores a prestar atenção a esta nova tecnologia e o seu imenso potencial, e um caso de uso além do citado anteriormente é o da criptomoeda VeChain (VET), que também possui em seu projeto facilidades a vinhos e licores.
No Brasil, o potencial da blockchain é imenso, uma vez que não há muitos casos de registros e facilidades com a tecnologia, abrindo brechas para que surjam cada vez mais empresas e iniciativas neste processo.
Para se ter uma base do setor de bebidas alcoólicas, um estudo de 2017 levantou que o setor teve no Brasil anos ruins entre 2015 e 2017 podendo melhorar ainda em 2018, com a melhora do quadro econômico no país, visto que isso influencia os consumidores deste setor.
Durante a Copa do Mundo 2018, um estudo da Globo levantou que o Whisky é a sétima bebida que o brasileiro mais consome, isso daria menos de 1% do mercado de bebidas alcoólicas no país.
A blockchain como uso em Cadeia de Suprimentos é muito importante visto o desencontro de informações aos consumidores de informações reais no mercado de Whisky, uma iniciativa chamada CaskCoin procura ajudar neste setor, mas com certeza virão outras mais que ajudarão a emponderar os clientes finais.