O Projeto Dólar Digital anunciou na última quinta-feira (3) a conclusão bem-sucedida de um estudo piloto que contou com a colaboração da empresa The Western Union Company, o BDO Unibank nas Filipinas, além do apoio da Accenture.
Este marco representa um significativo avanço nas iniciativas do setor privado liderado pelo Digital Dollar Project, cujo propósito é fomentar a investigação e a experimentação em torno de uma potencial moeda digital de banco central (CBDC) nos Estados Unidos.
Vale lembrar que o governo dos EUA ainda não anunciou formalmente estudos com uma versão digital do Dólar. Mesmo assim, a iniciativa privada fornece indícios que a moeda norte-americana pode ter uma sobrevida, em meio a pressão internacional.
Estudo piloto avaliou utilização de CBDCs de Dólar digital com tecnologia blockchain centralizada
O estudo piloto, executado em conjunto com um líder em pagamentos globais, orientado por tecnologia, avaliou os benefícios potenciais da utilização de CBDCs para remessas transfronteiriças.
Os participantes projetaram e configuraram uma plataforma que aproveitava a DLT para simular a infraestrutura de pagamentos necessária para transferir dólares digitais para pesos filipinos.
“À medida que as conversas em torno do CBDC e um ‘dólar digital’ amadurecem, esse piloto de pagamento transfronteiriço é um passo oportuno para entender o impacto e gerar dados altamente aplicáveis para casos de uso de CBDC no varejo“, disse Jennifer Lassiter, Diretor Executivo do Projeto Dólar Digital. “Com o apoio da Western Union e de outros parceiros do DDP, continuaremos gerando as pesquisas e dados necessários para mapear casos viáveis de uso no mundo real que falam com instituições financeiras, formuladores de políticas, e parceiros tecnológicos“.
CBDC seria emitido pelo Fed, ao contrário do Bitcoin que é descentralizado
À medida que o papel das transferências digitais de dinheiro cresce, a Western Union está entre as empresas interessadas em testar tecnologias base da blockchain.
Ao contrário das criptomoedas como Bitcoin, um CBDC dos EUA seria emitido e apoiado pelo Federal Reserve, assim como dólares e moedas de papel dos EUA.
Em nota, o chefe global de ativos digitais da Western Union, Kevin Mole, declarou que o estudo possibilitou que sua empresa estude a viabilidade de CBDCs em remessas financeiras.
“Através deste estudo piloto, a Western Union identificou várias vantagens para clientes e instituições financeiras, estabelecendo as bases para avaliações contínuas da viabilidade e viabilidade da utilização de CBDCs de varejo para remessas transfronteiriças.”
O Projeto Dólar Digital é uma organização não governamental que discute e avalia as condições de uma CBDC nos EUA, e pressiona o governo para lançar sua versão de moeda digital.
O novo estudo chega em meio a pressão mundial pela diminuição da força do Dólar, e o BRICS é um dos blocos que avalia evitar a moeda em transações futuras.