Entidades do Ceará realizam “Blockchain Day”

Siga no

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), em parceria com a Secretaria de Planejamento de Gestão (Seplag), realizou nessa quinta-feira (20) o Blockchain Day. O objetivo da ação foi esclarecer dúvidas sobre a tecnologia. Além disso, sua intenção foi falar sobre reunir os serviços do governo em um único local e de forma digital. Desta forma, o evento reuniu dezenas de servidores e colaboradores no auditório do Tribunal de Justiça do Ceará.

Durante a oportunidade, a coordenadora da Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Evelise Braga, explicou mais sobre o assunto. Falando junto com a diretora de Relacionamento e Negócio da Etice, Silvana Fujita, ela afirmou que a tecnologia blockchain possibilita o compartilhamento de dados com confiança, rastreabilidade, controle e volume de informações. Assim os presentes puderam entender melhor como funciona esta tecnologia.

Junto com as especialistas, o principal palestrante do evento foi Otávio Soares, empresário que é especializado em blockchain e trouxe informações sobre o processo de transformação digital em empresas e órgãos governamentais. Ele repercutiu questões a respeito da lógica por trás desta tecnologia. Entre seus benefícios, destacou a redução da burocracia, combate a fraudes e mais segurança no compartilhamento das informações.

Trazendo novas perspectivas com blockchain

Soares destacou para os presentes que o acesso a informações confiáveis enfrente diferentes dificuldades. Entre elas está a disponibilidade em bases distribuídas, de forma que o blockchain pode mudar este problema. Isto porque possibilita uma centralização de dados sem que haja nenhuma deficiência, além de preservar a integridade destes de ponta a ponta onde circulam.

O empresário também trouxe outros benefícios que há em adotar o blockchain para armazenar informações. De acordo com Otávio, é possível ter segurança com dados sigilosos, além de uma maior capacidade transacional global, com menos despesas, barreiras de entrada e baixos custos. A descentralização e instantaneidade na distribuição de conteúdo são outras vantagens apontadas por ele ao contar com esse recurso.

Por trabalhar com o sistema de registro de dados, o blockchain também mantém o histórico de qualquer mudança que possa haver em suas informações. Isto possibilita um controle maior e mais confiança com relação aquilo que ele armazena. Trata-se de uma forma rápida, simples e eficiente para administrar dados, independentemente do tamanho ou quantidade destes. Assim, a opinião de Soares é bastante favorável com relação a adoção desta tecnologia, principalmente em locais que dependam daquilo que tenham registrado em suas bases.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".
Leão. Imagem: Shutter Stock

Banco Central Europeu: “Bitcoin é um animal muito perigoso!”

O Bitcoin já foi chamado de várias coisas diferentes por autoridades do mundo todo, mas agora ele acaba de ganhar uma definição um tanto...
China bane Bitcoin. Imagem: Adobe Stock

Vídeo mostra mineradores chineses de Bitcoin desligando equipamentos

A China continua reprimindo a mineração de criptomoedas e não dá sinal que vai recuar. A última ofensiva tem como alvo a província de...
Gates e Buffet. (Imagem: Flickr)

Por que é inútil seguir os bilionários quando o assunto é criptomoedas?

Sem dúvidas, Warren Buffett, Ray Dalio, e Carl Icahn são grandes investidores, e sabem como ninguém comprar ativos tradicionais. No entanto, quando o assunto é...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias