Em nota divulgada na última sexta-feira (22), Donald Trump anunciou a nomeação de Scott Bessent para o cargo de Secretário do Tesouro dos EUA. O executivo ocupará o cargo que hoje é ocupado por Janet Yellen, conhecida por ser uma inimiga do Bitcoin.
Bessent ficou famoso por sua passarem no Soros Fund Management na década de 90, onde ajudou a gestora na famosa aposta contra a libra esterlina em 1992. Na data, a empresa ganhou mais de US$ 1 bilhão com esse trade.
Participando da campanha de Trump antes das eleições, o executivo se mostrou favorável as ideias do presidente americano em relação às criptomoedas.
“Estou empolgado com a aceitação das criptomoedas pelo presidente e acho que isso se encaixa muito bem com o Partido Republicano.”
“Acredito que tudo está em jogo com o Bitcoin, e uma das coisas mais empolgantes sobre ele é como, para uma geração de investidores que viveu a grande crise financeira, tem sido uma oportunidade de investimento”, disse Bessent em julho.
“Muitos perderam a confiança nos mercados, mas as criptomoedas estão atraindo jovens e pessoas que antes não participavam dos mercados. Criar uma cultura de mercado nos EUA, onde as pessoas acreditam em um mercado que funcione para elas, é o pilar central do capitalismo.”
Donald Trump forma equipe pró-Bitcoin
Scott Bessent se junta a outros nomes favoráveis à indústria de criptomoedas. Como exemplo, Donald Trump também nomeou Howard Lutnick nesta semana para o cargo de secretário do comércio do Tesouro dos EUA, sendo uma aproximação da Tether, maior stablecoin do mercado, ao governo.
“Scott é amplamente respeitado como um dos principais investidores internacionais e estrategistas geopolíticos e econômicos do mundo. A história de Scott é a realização do Sonho Americano.”
“Bessent esteve envolvido em algumas das maiores e mais lucrativas operações na história dos fundos hedge, incluindo apostas contra a libra esterlina e o iene japonês, a reestruturação da dívida argentina e a liquidação dos títulos italianos da MF Global”, comentou Donald Trump na nomeação.
Dada a experiência de Bessent, a expectativa do mercado é que os EUA usem o dólar como uma ferramenta estratégica durante o segundo mandato de Trump.
Antes mesmo da nomeação, Elon Musk descreveu Bessent como “uma escolha convencional”, notando que isso é o que está levando os EUA à falência. Na data, o bilionário sugeriu que Lutnick assumisse o cargo de secretário do Tesouro, afirmando que ele poderia promover mudanças.
Outro cargo que poderá ter grande influência no setor das criptomoedas é o de Gary Gensler, presidente da SEC. Embora Gensler já tenha anunciado sua saída, o novo governo ainda não escolheu quem será seu substituto.
Por fim, enquanto Trump continua montando sua equipe, o Bitcoin opera na faixa dos US$ 93.500, em leve queda de 2% nas últimas 24 horas.