Neste domingo (6), a empresa que controla a emissão do USDT, a Tether, comemora 10 anos de que a stablecoin chegou no mercado. Assim, para comemorar a primeira década do USDT, criado em 2014, um trailer de um novo documentário em produção chegou ao mercado com a promessa de falar até da inflação no Brasil.
Chamado “Estabilidade e Liberdade no Caos, a História do USDT“, o documentário abordará a realidade da inflação em vários países. Passando por Argentina, Brasil e Turquia, o documentário conversou com a população dos diferentes territórios.
Além disso, o documentário conversou com Paolo Ardoino, um dos executivos da Tether e que trabalha na corretora Bitfinex e na USDT. O novo material pretende estar disponível em breve, mas ainda não divulgou se deve sair em alguma plataforma de streaming.
Em documentário sobre a história do USDT, inflação no Brasil, Argentina e Turquia mostrará como a população se sente roubada pela anomalia econômica em seus países
Nos últimos anos a inflação roubou a população de muitos países, ao reduzir o poder de compra das pessoas que utilizam moedas fiduciárias emitidas por bancos centrais. Seja por problemas fiscais, econômicos ou conflitos armados, fato é que a inflação é uma das principais vilãs da prosperidade de várias famílias.
E com tal realidade escancarada, a Tether comemora os primeiros dez anos do USDT abordando o tema da inflação no Brasil, Argentina e Turquia. Os países estão entre os piores pelo mundo nos últimos anos, ainda que Turquia e Argentina estejam em uma situação pior que a do Brasil.
De qualquer forma, o novo documentário promete explorar a realidade e apresentar aos expectadores a situação.
“Hoje marca 10 anos do USD₮! Para comemorar, estamos lançando nosso documentário ‘Estabilidade e Liberdade no Caos’ em breve. Mergulhe na jornada de como o $USDT se tornou uma tábua de salvação para milhões, combatendo a inflação e alimentando a liberdade financeira em todo o mundo.”
Com o trailer em inglês já disponível ao público, assista abaixo os principais pontos do novo documentário.
Inflação do Dólar pode impactar stablecoins também?
A inflação afeta diretamente o valor de moedas fiduciárias, como o dólar, que serve de lastro para a USDT, stablecoin emitida pela Tether.
Quando a inflação nos Estados Unidos aumenta, o poder de compra do dólar diminui, o que também impacta o valor real da USDT. Embora a Tether seja projetada para manter uma paridade de 1:1 com o dólar, a inflação pode fazer com que o valor dessa paridade, em termos de poder de compra, se deteriore.
Isso pode gerar uma pressão sobre o uso de stablecoins como o USDT em mercados onde o poder de compra está sendo corroído, aumentando a busca por alternativas de proteção contra inflação, como o ouro ou criptomoedas com oferta limitada, como o Bitcoin.