Na segunda-feira (29), o Diário Oficial do Estado do Pará publicou uma autorização pioneira sobre um curso técnico em nível médio com o tema de criptomoedas e NFTs.
“Resolução nº 591 de 23 de dezembro de 2025. Ementa: autoriza o funcionamento dos cursos técnicos de Nível médio em: gastronomia, criptomoedas e nft, em caráter experimental, inteligência artificial, em caráter experimental, Informática e segurança do trabalho, a serem ministrados pelas escolas técnicas unama, nos municípios de: Belém, Ananindeua, Castanhal, Marabá e Santarém/PA“, diz a publicação.

O Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE/PA) publicou oficialmente a autorização para o funcionamento de novos cursos técnicos na região norte do Brasil.
A Resolução nº 591, assinada originalmente em 23 de dezembro de 2025, permite a criação da habilitação técnica específica em “criptomoedas e NFT”. A medida estabelece que a oferta desta formação ocorrerá obrigatoriamente em caráter experimental durante esta fase inicial de implementação.
O texto oficial cita as Escolas Técnicas UNAMA como as instituições responsáveis por ministrar as aulas aos estudantes interessados. Desta forma, a entidade educacional recebe a permissão estatal para explorar pedagogicamente o universo do Bitcoin (BTC) e dos tokens não fungíveis.
Qualificação técnica em criptomoedas nas cidades do Pará indicam busca por mão de obra?
A ementa da resolução destaca a inclusão de temas como “criptomoedas e NFT” na educação profissionalizante. Portanto, o objetivo consiste em preparar a mão de obra local para lidar com as novas dinâmicas financeiras e tecnológicas.
O termo “caráter experimental” utilizado na legislação indica que o órgão regulador monitorará os resultados acadêmicos. Assim, a validação definitiva do curso dependerá do desempenho apresentado pela instituição e pelos alunos neste período de teste.
A decisão de agrupar temas de alta tecnologia como criptomoedas e IA na mesma portaria reflete a demanda por modernização.