A cidade de Budapeste, capital da Hungria, será a primeira a receber uma estátua do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. A arte será feita com bronze e terá tamanho real.
Quem é Satoshi Nakamoto? Onde mora? O que come? Para alguns, após dez anos do sumiço do criador da criptomoeda, nada disso importa. Como a identidade do criador do Bitcoin nunca foi revelada, a comunidade acabou dando seu próprio jeito de imaginar sua aparência.
De fato, Satoshi chegou até a receber prêmios, mas nunca apareceu para recebê-los. Ou seja, mesmo com uma homenagem nova, ele será eternamente lembrado em uma importante cidade da Europa.
Comunidade de Budapeste financia a construção da primeira estátua do criador do Bitcoin
A aparência real do criador do Bitcoin não é conhecida, mas isso não impedirá alguns húngaros fãs da criptomoeda de erguer uma estátua em sua homenagem. O local exato da construção, que será na capital Budapeste, ainda não foi divulgado.
De qualquer forma, o rosto da estátua terá uma estrutura reflexiva, levando os visitantes a se enxergarem ao olhar para o busto. Ou seja, a novidade será levantada com o lema “somos todos satoshi”, conhecido na comunidade Bitcoin.
O Bitcoin é a criptomoeda mais valiosa do mercado, sendo a primeira a realmente funcionar em larga escala. Como novidade, o Bitcoin é recheado de mistérios em sua história, sendo o desaparecimento de Satoshi Nakamoto um dos maiores até hoje.
O financiamento da estátua de Satoshi Nakamoto está sendo feito por 27 organizações e indivíduos, sendo os escultores responsáveis Réka Gergely e Tamás Gilly. O custo estimado do projeto é de 3 milhões de florins, cerca de R$ 55 mil.
Esta não será a primeira estátua construída na Hungria que não conhece a face de uma pessoa
Coincidência ou não, a Hungria já abriga uma famosa estátua que também é bastante admirada por turistas que visitam o país. Chamada de “Estátua do Escritor Anônimo”, a estátua foi construída por um artista desconhecido no ano de 1200 D.C.
Dessa forma, o país europeu receberá nos próximos meses a sua segunda estátua que não revela a real identidade por trás da arte. Vale o destaque que Satoshi já foi homenageado de várias maneiras, mas como estátua será a primeira vez.
Para vários fãs do Bitcoin, a identidade do criador não importa mais, e eles acreditam que Satoshi nunca mais irá retornar. A nova estátua então promete ser um conforto para os mais aflitos, que buscam uma imagem da enigmática história do Bitcoin.