Estratégia de trade criptomoedas – Suportes e Resistências

Vamos iniciar a semana aprendendo mais sobre as Estratégias de Trade Criptomoedas – Suportes e Resistências, o sonho dos traders.

Trade Criptomoedas – Suportes e Resistências

Para acrescentar mais conhecimento sobre Trade a quem opera no mercado das criptomoedas, vou abordar um assunto que na Análise Técnica é importante, portanto acompanhe abaixo:

  • Suportes:

    Suporte (também chamado de Fundo), é normalmente uma região de preços que um ativo costuma respeitar, e com isso não ultrapassa tais valores para baixo. Repare bem que digo “região de preços”, ou seja, não espere por X ou Y exatamente, de qualquer forma preste atenção no valor mínimo alcançado para ter uma referência.
    Nessas regiões é comum ter uma grande quantidade de compradores ou um comprador grande (baleia), por isso é difícil que seja ultrapassada.
    Obviamente isso gera uma oportunidade de compra do ativo caso o preço caia até essa faixa, com STOP logo abaixo da mesma, lembre-se de pensar em uma Estratégia de Gerenciamento de Risco.
    __________________________________

    *Dica:

    Analise com cautela sempre, pois se perder o Suporte a Tendência natural é que o preço caia mais, mesmo assim pode ser um falso rompimento, portanto atenção! Suporte é uma região que favorece a compra, pelo menos na maior parte das vezes, mas não é uma regra ok.
    __________________________________

    Exemplos: O Bitcoin está em queda mas não cai abaixo de USD 6.000 desde o final de Junho de 2018, e ao se aproximar deste valor na maior parte das vezes sobe novamente, podemos considerar essa uma região de Suportes.
    Fonte: https://coinmarketcap.com/currencies/bitcoin/

    Ao notar que no dia 14 de Agosto fechou abaixo do valor exato citado acima, pode-se imaginar que o Suporte foi perdido, mas perceba que foi um falso rompimento, pois em seguida o mercado voltou a comprar e os preços subiram.

    Fonte: https://coinmarketcap.com/currencies/bitcoin/

    O suporte pode acontecer ocasionalmente mais de uma vez, também chamados de Fundos Duplos, e até mesmo Triplos só que mais raro. Isso é uma excelente oportunidade para comprar.

    Fundo Duplo Fonte: https://coinmarketcap.com/currencies/bitcoin/
  • Resistências:

    Resistência (também chamada de Topo), é uma região de preços que um ativo costuma respeitar, e não é ultrapassado para cima. Da mesma forma digo, se atente para “região de preços”, com a diferença de que deve observar o valor máximo.
    Nessas regiões estão os grandes vendedores (baleias), ou grande quantidade de vendedores, também conhecidos como mãos de alfaces :).
    Obviamente isso gera uma oportunidade de venda do ativo, com o STOP logo acima da região para caso de rompimento, lembrando de ter o seu Gerenciamento de Risco.
    __________________________________
    *Dica: Se a Resistência for superada a tendência é de que o preço suba ainda mais, mas pode ser um falso rompimento, novamente: cautela!
    __________________________________
    Exemplos: O Bitcoin está em alta mas não consegue ultrapassar USD 8.500 desde Maio de 2018, e sempre que se aproxima cai novamente, podemos considerar essa uma região de Resistência.

    Fonte: https://coinmarketcap.com/currencies/bitcoin/

    Repare que em Julho de 2018 os preços se aproximaram da faixa mais caíram novamente, é uma região de grandes vendedores.
    Uma outra curiosidade do Topo de Julho de 2018 que chegou a valores por volta de USD 8.200 é que teve uma característica semelhante a Topo Duplo, que normalmente é uma ótima oportunidade para mais vendas, Topos Triplos são mais raros mas ainda mais fortes em seu movimento.

Canal de Suporte e Resistências

Uma forma de visualizar os Suportes e Resistências para tentar adivinhar os próximos movimentos é criar um Canal de Suporte e Resistência, com linhas nos gráficos.

As linhas desenhadas têm que acompanhar o movimento de tendência do movimento de preços, e também são chamadas de linha de retorno (LR).

Dentro de um canal há movimentos de queda e de alta, e é aí onde moram as melhores oportunidades e o sonho de todo trader: Operar comprando nos suportes e vendendo nas resistências (lembre-se que são regiões).

Exemplos educacionais

Canal de Baixa:

Fonte: https://coinmarketcap.com/currencies/bitcoin/

Canal de Alta:

Fonte: https://coinmarketcap.com/currencies/bitcoin/
Considerações finais
  1. Caso não tenha conta em nenhuma Exchange considere buscar referências de confiança, a BINANCE é uma opção que têm se mostrado segura até então, mesmo assim Exchange não é wallet certo?!
  2. Considere o uso de Suportes e Resistências para complemento de suas operações, podendo ser utilizados para qualquer tempo gráfico e também para Altcoins, é uma estratégia a mais.
  3. Saiba que você é o seu banco e possui responsabilidade com seu dinheiro.
  4. Operar em Suportes e Resistências é o sonho de qualquer trader, mas ninguém consegue prever o futuro com certeza, o que temos aqui é uma situação probabilística da realidade, não se esqueça de ter Gerenciamento de Risco nunca.

O texto acima tem o caráter educacional e não configura como recomendação de compra ou venda de ativos digitais, o mercado é extremamente volátil e você pode perder todo o seu dinheiro investido.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias