Na ultima semana foi noticiado pelo Livecoins uma trapalhada envolvendo a Ethereum Classic, mais específico, a equipe de desenvolvimento que teve problemas com o controle do GitHub, mas parece que o buraco era mais embaixo.
A equipe do Ethereum Classic Dev não apenas estava com problemas de organização com os seus colcaboradores em relação ao controle do GitHub, mas também com problemas financeiros sérios devido a baixa de preços do mercado.
A Ethereum Classic chegou a ser cotada em cerca de U$ 16 por unidade, mas no dia do fechamento da empresa estaria a U$ 4 em média. A equipe possuia uma grande quantidade desta criptomoeda, e teria sido um dos problemas.
Isso não era uma realidade que havia sido tratada de forma pública e eram apenas rumores, mas de acordo com o portal Crypto Briefing a situação nos bastidores se confirmou do último dia 03.
Em uma última tentativa de se manterem ativos, o Twitter da ETCDev abriu um pedido de doações para que a comunidade apoiasse a iniciativa, porém sem resultados esperados.
A anúncio do fechamento foi feito pelo Twitter oficial da ETHDEV, que informou o fechamento imediato das operações da empresa, como causa parcial o motivo dos baixos preços do mercado.
Unfortunately ETCDEV cannot continue to work in the current situation and has to announce shutdown of our current activities pic.twitter.com/N6xWnpBNJJ
— ETCDEV (@etcdev) December 3, 2018
A Etherem Classic entretanto, faz parte de uma comunidade open-source que irá continuar a se dedicar ao projeto, que pode perder um pouco de intensidade com os devs que sairam de cena.
O braço de desenvolvimento que se acabou pode trazer consequências sérias no desenvolvimento de aplicações com Ethereum Classic, principalmente no mesmo dia que a rede anunciou novidades para uma “ponte de paz” com a Ethereum de Vitalik Buterin.
Com o mercado em queda várias empresas passaram por dificuldades, por exemplo a fabricante de placas gráficas Nvidia, que planejou vender muito com o mercado cripto e com a mineração de altcoins ficando desvantajosa teve problemas em seu planejamento de receita.
A Ethereum Classic, que foi listada na Coinbase em 2018, ocupava a posição 17 do mercado de criptomoedas no momento de escrita desta.