A criptomoeda Ethereum completou sete anos no dia 23 de janeiro em meio a nova alta histórica no preço, mostrando que a moeda tem força no mercado. Co-fundada por Vitalik Buterin, Gavin Wood e Jeffrey Wilcke, a plataforma é a segunda maior criptomoeda do mercado.
Considerada uma altcoin, a Ethereum teve um propósito inicial diferente do Bitcoin. Enquanto o Bitcoin se propôs a ser uma moeda global, a criptomoeda Ethereum foi chamada de “Android das criptomoedas”. Isso porque, a intenção é criar um supercomputador, de alcance global, na rede Ethereum.
Para isso, a rede possibilita a criação de contratos inteligentes e aplicativos descentralizados. Tudo que é criado dentro da Ethereum fica registrado em sua blockchain, uma das mais seguras após o Bitcoin.
Ethereum completa sete anos de lançamento em meio a maior cotação da história
Criado por Satoshi Nakamoto, fundador do Bitcoin, o fórum Bitcoin Talk é uma das primeiras plataformas de comunicação da comunidade de criptomoedas.
No fórum muitos projetos de criptomoedas já foram lançados e alvo de debates. Um deles é o Ethereum, que foi apresentado ao público no dia 23 de janeiro de 2014, por Vitalik Buterin.
Na época da publicação de Vitalik, a plataforma foi apresentada também no evento BTC Miami, no dia 26 de janeiro de 2014.
https://youtu.be/tVPmvMBRRdQ
O fundador da Ethereum era também fundador da Bitcoin Magazine, um importante site de criptomoedas existente ainda hoje. Ao estudar sobre a tecnologia do Bitcoin, Vitalik buscou resolver alguns dos problemas que ele julgava ser presente no pioneiro projeto de criptomoedas.
No início, a intenção de Vitalik era colocar a Ethereum como parte do Bitcoin. Como os desenvolvedores do Bitcoin não gostaram da ideia, Vitalik e os outros fundadores da Ethereum criaram uma rede, que foi ao ar em julho de 2015.
Um dos criadores da Ethereum, Gavin Wood, é o criador da Polkadot, moeda que recentemente se tornou a quarta mais valiosa do mercado.
Preço da Ethereum alcança recorde em dólar e anima comunidade
Apesar de a história da criptomoeda Ethereum ser um dos pontos fortes do último final de semana, outro ponto chamou atenção.
Isso porque, o recorde de preço da Ethereum em dólar foi superado, com cada moeda chegando a valer US $ 1.475,00 em algumas corretoras. O preço da Ethereum hoje segue valendo U$ 1.415,00 ainda.
Com o dólar valendo R$ 5,47, o Ethereum chegou a ser cotado em cerca de R$ 8.000,00 no Brasil. A nova alta da moeda em meio a data de lançamento de seu projeto marca um importante momento da comunidade Ethereum.
Os fãs do projeto ainda aguardam o lançamento da Ethereum 2.0, esperado para os próximos meses.