Analistas têm estudado a correlação do preço do Bitcoin e do Ethereum e sugerem que se a Lei de Metcalfe for seguida, há uma grande possibilidade de a criptomoeda alcançar os US $ 20 mil, da mesma maneira que o Bitcoin atingiu em 2017.
Um dos analistas que defendem que o Ethereum pode repetir o sucesso do Bitcoin e atingir os 20 mil dólares é Raoul Pal, que utilizou as redes sociais para explicar a Lei de Metcalfe.
Segundo ele, depois de examinar os dados relativos ao dia em que o Bitcoin atingiu 1 milhão de endereços pela primeira vez e aplicá-los ao Ethereum, ele percebeu que há chances de a plataforma blockchain atingir o mesmo recorde de preço.
A Lei de Metcalfe estabelece que o efeito de uma rede é proporcional ao quadrado do número de usuários conectados. Em outras palavras, quanto mais usuários houver na rede, mais ela crescerá por conta própria.
O analista publicou sua análise no twitter apontando as grandes semelhanças entre o preço do Bitcoin e o preço do Ethereum.
"No, it can't be… the prices and price structure are identical in log terms too??? WTF? But BTC is the one truth…this cant be!" pic.twitter.com/LHSaC7K1WM
— Raoul Pal (@RaoulGMI) January 7, 2021
Lei de Metcalfe e Ethereum
Outro que também acredita na Lei de Metcalfe e acha que o preço do Ethereum pode atingir os 20 mil dólares é DH Taylor da Seeking Alpha. Ele publicou um relatório onde destaca o tamanho da rede, número de conexões e trajetória de preços.
Para o analista, a Lei de Metcalfe está se manifestando de uma forma realmente aceitável entre o Ethereum e o Bitcoin.
Taylor entende que a Lei pode ser aplicada ao mercado de criptomoedas em geral, apesar de ela ter sido originalmente aplicada nas telecomunicações e no crescimento de redes sociais, como o Facebook.
“Quanto mais as pessoas integram as criptomoedas em suas vidas, mais as criptomoedas são aceitas e o crescimento continua a empurrar o preço para cima”, disse Taylor.
A lei é usada como uma maneira de explicar como um sistema é sustentado pelo número de indivíduos no próprio sistema.
Ao verificarmos o tamanho da rede Ethereum, nos atentando para o número de conexões e a trajetória do preço, a Lei de Metcalfe pode ser vista mais de uma vez.
Ethereum pode ser destronado por outras plataformas
O preço do Ethereum já valorizou cerca de 60% em 2021, de fato, parte desse crescimento se dá pelo contínuo desenvolvimento das finanças descentralizadas (DeFI).
Claro que não há nenhuma certeza de que o preço do Ethereum continuará subindo e chegará a alcançar os US $ 20 mil.
Protocolos de blockchain alternativos, como Polkadot, também aumentaram de valor nos últimos dias e podem destronar o Ethereum, dependendo, claro, da adoção e preferência do próprio mercado.
Melhor ficar de olho no número de usuários na rede.