A terceira maior criptomoeda em relação a valor de mercado, a Ethereum vai atualizar em janeiro de 2019 para uma nova versão.
A atualização tem o nome de Constantinopla e pretende ser implementada no bloco 7.080.000, que por enquanto foi votada apenas em uma reunião entre os principais desenvolvedores da rede.
Porém, a mesma ainda entrará em discussão na comunidade geral para que seja aprovada, e portanto, não está definida com certeza até este momento, apesar de rumores apontarem que será do dia 14 de janeiro até o fim do mês no máximo.
A nova versão da rede vai alterar a recompensa dos blocos de mineração de 3 ETH para 2 ETH, e ainda está em discussão uma mudança no protocolo de consenso, que atualmente é utilizado o Proof-of-work.
Essa atualização já havia sido programada para setembro, e já foi adiada várias vezes, mas ao que tudo indica dessa vez irá ocorrer.
Um dev mais cético com a proposta, Vlad Zmafir, afirmou estar mais preocupado com a segurança da blockchain da moeda do que com a escalabilidade da mesma.
Na questão de segurança da atualização que está no horizonte, a mesma contará com uma opção para que seja adiada no caso de algum problema com a ativação das modificações do código.
Entre outras notícias que rondam a rede Ethereum nos últimos dias, a treta entre o CEO da Tron e entre o CEO da ETH continua, e Justin Sun teria dito que pretende “resgatar” todos os desenvolvedores do Ethereum e também do EOS para sua rede. Para o resgate, Sun disse que irá construir um fundo para o momento em que as redes concorrentes colapsarem os devs possam migrar seus dApps para a Tron.
Um susto na plataforma de trade da Coinbase Pro ocorreu no último dia 08, do qual os preços caíram para U$ 13 por unidade e rapidamente voltaram a U$ 100 em pouco tempo. O problema conhecido como crash flash entretando, que fez alguns sortudos comprarem ETH barato foi corrigido pela exchange, que afirmou estar de olho para problemas com sua plataforma.
No último domingo 09 de dezembro o Ethereum se valorizou junto com o mercado, e chegou em algumas exchanges a cotação de U$ 97 por unidade.