EUA acusam empresário de manipular diversas criptomoedas

Duas criptomoedas citadas no processo são a Saitama e a Robo Inu, que já haviam sido processadas no início de outubro. Oito pessoas foram processadas nesse caso.

O Departamento de Justiça dos EUA anunciou nesta quinta-feira (31) que está processando Aleksei Andriunin, um russo de 26 anos que vive em Portugal, por manipular diversas criptomoedas entre 2018 e 2024. Andriunin era CEO da Gotbit, um criador de mercados.

Na sequência, o DoJ também menciona os nomes de Fedor Kedrov e Qawi Jalili, diretores da mesma empresa, que já haviam sido acusados do mesmo crime no início do mês passado.

Caso seja condenado, Andriunin pode enfrentar uma pena máxima de 25 anos de prisão, além de duas multas que somadas chegam a US$ 500.000 ou então o dobro do valor ganho com o suposto crime.

CEO de empresa criadora de mercado é acusado de manipular criptomoedas

Em suma, um criador de mercado oferece liquidez a um certo ativo, permitindo que outras pessoas consigam comprar e vender grandes quantias de uma criptomoeda, por exemplo, sem causar grandes movimentações em seu preço.

No entanto, os EUA estão acusando o CEO da Gotbit de usar essa função para manipular o preço de criptomoedas. O próprio executivo teria criado provas contra si ao explicar como funcionava o esquema

“Em uma entrevista de 2019, Andriunin supostamente descreveu como desenvolveu um código para realizar “wash trade” de criptomoedas, a fim de inflar artificialmente o volume de negociação para que as criptomoedas fossem listadas no CoinMarketCap e fossem negociadas em bolsas de criptomoedas de maior porte.”

“Andriunin supostamente mantinha registros da manipulação de mercado da Gotbit, incluindo planilhas que comparavam o “Volume Criado” das negociações fictícias com o “Volume de Mercado” natural”, continuou o DoJ.

Segundo as acusações, a empresa recebeu dezenas de milhões de dólares por esses serviços fraudulentos e Andriunin transferiu parte desses lucros para sua conta da Binance.

Duas criptomoedas citadas no processo são a Saitama e a Robo Inu, que já haviam sido processadas no início de outubro. Oito pessoas foram processadas nesse caso.

“Esta investigação, a primeira do seu tipo, identificou vários fraudadores na indústria de criptomoedas.”

“O wash trading é proibido nos mercados financeiros há muito tempo, e as criptomoedas não são exceção”, disse o procurador americano Joshua Levy. “Esses são casos em que uma tecnologia inovadora — as criptomoedas — encontrou um esquema centenário — o pump and dump.”

Dado que esse é o primeiro caso do tipo, é possível que os acusados enfrentem penas pesadas caso condenados. Desta forma, servirão de exemplo para outros profissionais da indústria.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias