Hoje os jogos Play to Earn (jogue para ganhar, em tradução literal) são a moda da vez, muitas pessoas buscam estes jogos para tentar ganhar uma renda extra.
Mas o governo dos EUA está censurando seus cidadãos de acessarem informações sobre um jogo, como informado pelo TrustNodes.
Mesmo a tecnologia blockchain sendo anti-censura, servidores que hospedam um front-end, como um site, podem ser facilmente derrubados por governos. Apesar disso há como burlar esta proibição.
Blockchain é anti-censura?
Embora a tecnologia blockchain ofereça uma infraestrutura anti-censura, na qual qualquer pessoa possa fazer transações, nenhum site oferece a mesma liberdade. E foi isso que aconteceu com o site do Gods Unchained.
Americanos que tentam acessar o whitepaper do jogo estão recebendo uma mensagem de bloqueio.
“Nos desculpe…
Esta página não está disponível para visitantes dos EUA no momento”
Embora não seja possível encontrar nenhuma nota do governo dos EUA sobre o motivo do bloqueio, é esperado que ele tenha ocorrido devido a propaganda não autorizada de oferta de títulos imobiliários.
Apesar disso, parece que os residentes dos EUA ainda podem jogar o Gods Unchained sem problema nenhum.
Soluções para a censura
Esta não é a primeira vez que o governo americano proíbe o acesso de seus cidadãos a projetos relacionados a criptomoedas. A exchange descentralizada da Binance, binance.org, foi também foi banida do país.
Dentre as opções para burlar este e outros bloqueios, estão o uso de VPN ou TOR que conseguem mascarar a troca de informações entre o usuário e o servidor do site, bem como qual sites você está acessando.
Estas proibições dos EUA vão de encontro com a fala do autor do livro “Pai Rico, Pai Pobre”, que recentemente alertou seus seguidores de que quando o comunismo americano começar, nossas liberdades acabam.