John Reed Stark, ex-diretor da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, voltou a criticar a indústria de criptomoedas nesta terça-feira (18). Segundo o executivo, a Binance estaria pagando seus funcionários com “dinheiro falso”.
Seus comentários incluem um link para o The Wall Street Journal, onde uma matéria destaca que a corretora estaria demitindo 1.000 funcionários em meio ao seu sexto aniversário.
Antes disso, na quinta-feira (14), Stark virou motivo de chacota após a SEC perder o processo contra a XRP, recebendo provocações de um ex-executivo da Binance. No dia seguinte, o ex-SEC tentou acabar com a festa dos investidores e outras criptomoedas, notando que a Comissão provavelmente recorrerá da decisão judicial.
Ex-SEC chama moeda da Binance de “dinheiro falso”
Reserva de valor, moeda, valor mobiliário, investimento ou tantas outras definições, as criptomoedas podem receber as mais diversas classificações e casos de uso devido à versatilidade de suas tecnologias.
Compartilhando a notícia de que a Binance estaria demitindo 1.000 funcionários, John Reed Stark foi menos bondoso em sua definição. Para o ex-SEC, a Binance Coin (BNB), quinta maior moeda do mercado, é apenas “dinheiro falso”.
Indo além, o executivo questionou o uso da BNB pela Binance para o pagamento de salários.
“Alguns funcionários demitidos da Binance receberam acordos de rescisão oferecendo 2 meses de salário em BNB se assinassem”, comentou Stark sobre o assunto. “A Binance disse que a rescisão foi “um gesto de boa vontade”.”
“Hmmm, como pagar funcionários demitidos com dinheiro falso constitui boa vontade?”
Some terminated Binance employees were sent severance agreements offering 2 months’ salary in BNB if they signed. Binance said the severance was “a gesture of goodwill.” Hmmm, how does paying fired employees with counterfeit money constitute goodwill?https://t.co/76IPzgZXkZ
— John Reed Stark (@JohnReedStark) July 18, 2023
Apesar de seu tuíte conter um link para o WSJ, tais detalhes sobre as rescisões foram compartilhados em outra matéria mais recente, sobre cortes de benefícios, publicada nesta segunda-feira (17), também pelo WSJ.
Para a SEC, Binance Coin (BNB) é um valor mobiliário
Em processo contra a Binance e seu fundador, Changpeng Zhao, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA citou a Binance Coin (BNB) como um valor mobiliário, assim como outras 14 criptomoedas.
Com R$ 180 bilhões em valor de mercado, hoje a BNB é um dos projetos de maior sucesso da indústria. Além das cifras, a cópia dessa estratégia por diversas outras corretoras sustenta esse elogio.
Seu uso como meio de pagamento também não deve ser nenhum problema, afinal a BNB possui boa liquidez no mercado. Mesmo assim, isso não foi suficiente para convencer Stark.
“Eles podem converter em USDT, então qual é o problema se o [pagamento for em] BNB”, questionou um seguidor do ex-SEC sobre suas declarações.
“E então o que, você usa o USDT para comprar mantimentos e pagar o aluguel? Desculpe amigo, não consigo acreditar na sua lógica”, respondeu John Stark.