Mais de quatro milhões de bitcoins, avaliados em US $ 140 bilhões, não foram movidos nos últimos cinco anos, de acordo com dados da blockchain.
Quase um milhão de bitcoins extraídos em 2009 não foram movidos, amplamente assumidos como pertencentes a Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin.
Outros 1,4 milhão de bitcoins não movimentados até hoje foram extraídos em 2010 e 2011, com o restante extraídos até 2016.
“Mais de US $ 140 bilhões em Bitcoin estão perdidos ou inacessíveis,” disse o Conselho de Segurança Cibernética Nacional do Reino Unido (NCSC).
Não está claro como eles chegaram à conclusão de que tudo isso está perdido porque no ano passado alguns mineradores assinaram 145 endereços de Bitcoin minerados em 2009 para demonstrar a propriedade.
Como evidência, o NCSC citou o programador americano que tem apenas mais duas tentativas de senha para recuperar US $ 220 milhões em Bitcoin.
A solução para não perder bitcoins apresentada pelo NCSC é utilizar uma carteira de papel, , desde que você possa protegê-la e lembrar onde a colocou.
Muitas dessas moedas provavelmente foram perdidas nos primeiros dias, quando o valor do Bitcoin era em centavos.
Muitos simplesmente formataram seus HDs ou desinstalaram o software Bitcoin, especialmente os programadores que estavam apenas tentando ver o que era aquilo, sem saber que o Bitcoin viria a valer mais de US $ 40 mil.
Desde pelo menos 2013, no entanto, grande cuidado é tomado para garantir as propriedades, de modo a evitar expedições para lixões.
Além disso, este número de 4 milhões é interessante porque em dezembro de 2019 informamos que 4 milhões não haviam se movido em cinco anos e agora, um ano depois, ainda são 4 milhões em cinco anos.
Isso significa que um milhão foi movido e outro milhão foi adicionado com o passar do tempo.
Muitos desses quatro milhões podem ser titulares e, com o passar do tempo, alguns saem do grupo de espera enquanto outros entram.
Tornando a estabilidade desses quatro milhões interessante, pois na verdade isso reduz a oferta total de bitcoins em 22%.