Facebook pode pivotar o projeto Libra

Líder do projeto confessou possibilidade durante evento recente!

Siga no
Criptomoeda do Facebook, Libra
Criptomoeda do Facebook, Libra

O cenário regulatório mundial sobre as criptomoedas realmente não é dos melhores. Enquanto empresas lutam para lançar seus produtos criptográficos, governos estão na espreita para oferecer duras regulamentações. Com isso, o Facebook poderia estar pensando em pivotar a ideia da Libra, de modo a amenizar às sanções ao projeto.

O verbo “pivotar” é muito frequente na comunidade de startups, uma vez que significa mudar o rumo dos negócios. A ideia inicial do Facebook para sua criptomoeda, a Libra, era a de ser uma stablecoin genérica. Com os governos inflamados pela ideia, a associação Calibra está repensando o projeto.

O Facebook está pensando em pivotar sua criptomoeda Libra?

O termo pivotar certamente é novo e poderia ser uma expressão estranha para aqueles que não acompanham o universo das startups. Entretanto, a expressão significa que um modelo de negócio será alterado para um novo. Tal decisão de pivotar pode ser fundamental para o futuro de um negócio, principalmente se a estratégia atual não dá certo.

Para o Facebook, ou ainda mais específico a associação Calibra, este pode ser um cenário a ser adotado. De fato o cenário regulatório sobre a Libra está pesado. Repensar o projeto, principalmente após os recentes abandonos, pode ser fundamental para o andamento deste.

De acordo com a Reuters, a “pivotagem” pode acontecer em um ponto-chave do projeto Libra. A ideia inicial era a de ser uma criptomoeda baseada em uma cesta de moedas, como Dólar, Euro, Yen, entre outros.

Governos do mundo todo, principalmente os europeus, correram para atacar o projeto. Em reunião do G7 inclusive, a Libra foi pauta destaque dos países.

Entretanto, após uma série de contratempos, David Marcus, líder do projeto, confessou que poderá haver alterações na Libra. Uma das ideias atualmente analisadas seria a de criar várias stablecoins. Com isso, haveria uma nova possibilidade de dar fôlego ao projeto.

Definitivamente, poderíamos abordar isso com uma infinidade de stablecoins que representam moedas nacionais em formato digital tokenizado. Nos preocupamos com a missão, e Há várias maneiras de fazer isso.

Luta contra a regulação e contra o tempo

Enquanto uma das batalhas da Libra é no campo da regulamentação, a outra é contra o tempo. Para David Marcus, o projeto tem que sair em junho de 2020 conforme cronograma pré-estabelecido.

Um dos pontos fundamentais para uma empresa pivotar sua estratégia, e assim pode se ser a Libra, é justamente o fator tempo. Para o Facebook, fica cada vez mais escasso esse recurso.

Além disso, figuras públicas começaram os ataques ao projeto Libra, principalmente após o abandono de parte da tripulação. Algumas empresas como Visa, Mastercard, Paypal e Mercado Pago já pularam deste barco.

O CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, se deu o direito de atacar o projeto na última semana. Para Dimon, “a Libra é uma boa ideia, que nunca sairá do papel”. Jamie Dimon também não acredita no Bitcoin, sendo um dos maiores críticos da moeda digital.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Moeda Bitcoin e gráficos com câmera de segurança e vigilância

E se o prêmio do Big Brother Brasil fosse em Bitcoin?

Uma página fez um levantamento sobre quanto os vencedores do Big Brother Brasil teriam se tivessem comprado Bitcoin com o prêmio recebido. A página...
Top Influencer LinkedIn Gustavo Caetano

CEO da Sambatech vende carro e investe em criptomoedas

Um brasileiro TOP influencer no LinkedIn revelou que vendeu seu carro e investiu todo o valor em criptomoedas e fundo imobiliário. Fundador e CEO...
haters-bitcoin

“Bitcoin morreu” – Críticos reaparecem após queda do Bitcoin

Apesar da sua valorização de 28% nos últimos doze meses, 418% em dois anos e 3.015% em cinco, os críticos do Bitcoin aproveitam qualquer...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias