Fake News fazem Bitcoin cair 12%, diz CEO da maior corretora do mundo

Analista refuta CEO da empresa e afirma que não parece muito plausível uma notícia sozinha ter desencadeado a queda de preço do Bitcoin,

Siga no
CEO da Binance CZ
CEO da Binance CZ

Há dois dias surgiram notícias de que o escritório da Binance na China havia sido invadido pela polícia, que teria supostamente “encerrado as atividades da empresa no país”. A informação foi publicada pelo site The Block, um dos mais respeitados do mercado.

O CEO da Binance, que é a maior corretora de bitcoin do mundo (em termos de volume negociado) refutou a notícia, dizendo que era falsa, e “puro FUD” (noticia criada para causar medo incerteza e dúvida), e que a notícia supostamente falsa teria feito o preço do Bitcoin cair mais de 10% nos últimos dias.

De acordo com o The Block, o escritório da Binance em Xangai tinha sido alvo de uma operação policial que fechou o escritório. A notícia diz que entre 50 e 100 funcionários trabalhavam no local no momento da suposta operação policial.

Binance nega e diz que irá processar o site The Block

Changpeng Zhao, CEO da Binance, disse que “não houve polícia, invasão, e que nem existe o escritório”. A notícia rapidamente causou uma tempestade na comunidade de criptomoedas e se tornou um dos tópicos mais discutidos nos últimos dois dias, especialmente após o bitcoin cair mais de 12%.

O CEO da Binance também afirmou que a suposta notícia falsa havia prejudicado a reputação da empresa. CZ falou que pretende processar o site.

Fake news fez preço do Bitcoin cair, de acordo com CEO da Binance

O presidente da maior corretora de bitcoin do mundo disse que a suposta notícia falsa causou danos no preço do Bitcoin. CZ disse disse também que o site The Block deveria pedir desculpas a comunidade de criptomoedas pela suposta notícia falsa,

Em vez de pedir desculpas à comunidade pelas notícias falsas da “ação policial”, que prejudicou nossa reputação e o preço do bitcoin, o theBlock agora especula se havia um escritório, se CZ tinha uma reunião… Quem se importa?

De fato, o Bitcoin caiu 10% ontem, começando o dia em US $ 8.000 e registrando uma baixa para quase US $ 6.700, se recuperando para 7.000 um pouco mais tarde.

A suposta notícia falsa é culpada da queda de preço do Bitcoin?

No mercado de criptomoedas, notícias, sejam reais ou falsas, de qualquer meio de comunicação respeitável como o The Block, afetam o preço de alguma forma, afinal, são pelas notícias que os traders decidem se vão vender ou comprar a moeda digital.

Algumas notícias podem, de fato, causar pânico no mercado devido ao efeito de bola de neve que as notícias virais causam.

No que diz respeito a se essa notícia sozinha pode ter desencadeado a grave queda de preço que o Bitcoin, de acordo com analistas de mercado, não parece muito plausível.

Existem motivos mais plausíveis. Como a notícia sobre a proibição de criptomoedas na China. E o fato de que, historicamente, os meses de novembro são mais voláteis. Em 2018, por exemplo,  novembro foi quando a moeda digital caiu tanto que muitos previam um colapso total, e não havia nenhuma notícia sobre a Binance.

A Binance é, de fato, a maior corretora de criptomoedas do mundo, mas não podemos esquecer que ela migrou da China há muito tempo e hoje é sediada em Malta.

A corretora também abriu escritórios menores em todo o mundo no ano passado, e este ano, a Binance abriu um escritório no Brasil. Portanto, mesmo que a notícia seja verdadeira, é difícil imaginar que o suposto fim de um único escritório possa fazer com que o Bitcoin caia mais de US $ 1.500 em apenas um dia.

Em outras palavras, pode ser que o CEO da Binance esteja chateado e quer colocar a culpa da queda de preço do bitcoin no site The Block. Disse um usuário no Twitter.

Isso poderia ser fato se estivéssemos em 2014, e o nome da empresa não fosse Binance, mas MT.Gox. A extinta corretora MT.Gox tinha dominância de praticamente todo o mercado, portanto, qualquer notícia sobre ela tinha efeito fatal no Bitcoin. O preço do Bitcoin caiu mais de 70% quando a MT.GOX saiu do ar.

Leia mais sobre:
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org Sugestão de pauta: mateus@livecoins.com.br

“Nunca emprestamos dinheiro para a Singu”, diz BitcoinTrade em caso da Natura e Tallis...

A Natura é uma das empresas mais conceituadas do Brasil e um investimento considerado seguro por muita gente. Como qualquer outra ação, os títulos...

Coluna do TradingView: Bitcoin e a briga de compradores e vendedores

Bitcoin chegou no topo e já ensaiou um rompimento, mas falhou. O preço está brigado no topo e se romper pode ser um estouro....

Visa vai conectar sua rede de pagamentos a criptomoeda

A Visa, uma das maiores processadoras de pagamentos do mundo anunciou nesta quarta-feira (2) que vai integrar o seu sistema de pagamento com o...

Últimas notícias

Coluna do TradingView: Bitcoin e a briga de compradores e vendedores

Bitcoin chegou no topo e já ensaiou um rompimento, mas falhou. O preço está brigado no topo e se romper pode ser um estouro....

Visa vai conectar sua rede de pagamentos a criptomoeda

A Visa, uma das maiores processadoras de pagamentos do mundo anunciou nesta quarta-feira (2) que vai integrar o seu sistema de pagamento com o...

Visa lança cartão de crédito com cashback em bitcoin

Agora você pode receber 1.5% de cashback em bitcoin por compras efetuadas por meio de um novo cartão de crédito lançado pela Visa em...