Homem que se diz criador do Bitcoin vence processo na justiça contra site Bitcoin.org

Faketoshi havia processado site por manter um registro do Whitepaper do Bitcoin.

O Bitcoin.org, um dos sites mais importantes para o ecossistema do Bitcoin, está sendo obrigado pela justiça a remover o whitepaper do Bitcoin, depois que Craig Wright venceu um processo sobre direitos autorais.

Wright é um nome que não precisa de apresentações. Conhecido como “Faketoshi”, amado pela comunidade Bitcoin SV e odiado por todas as outras, ele é uma figura controversa que afirma ser o criador do Bitcoin, mas que nunca conseguiu provar isso (mesmo sendo muito fácil).

Após uma decisão da Justiça do Reino Unido, o Bitcoin.org terá que remover todas as referências ao whitepaper do Bitcoin na versão britânica do site. Os fãs de Wright, claro, estão comemorando a decisão como uma vitória para o autoproclamado Satoshi.

Processo de Craig Wright contra Bitcoin.org

O processou foi aberto em uma corte do Reino Unido, com Wright citando “Cobra”, um desenvolvedor anônimo responsável pelo Bitcoin.org.

No entanto, como Cobra não quis revelar sua identidade, ele não compareceu à corte para se defender e então o juiz declarou revelia.

“Se eu me recusar a obedecer a ordem, é provável que os provedores de internet sejam obrigados a bloquear o endereço inteiro ou partes dele por quebra de direitos autorais.”, escreveu Cobra após ter recebido a decisão judicial.

Além de ter que retirar o documento de fundação do Bitcoin do Bitcoin.org, Cobra também terá que pagar uma taxa de 35 mil Euros (cerca de R$ 206 mil) para cobrir as taxas judiciais da corte.

Como é de se imaginar, essa decisão acabou deixando a comunidade de criptomoedas bem dividida, com muitos comemorando a decisão enquanto outros aproveitam para lembrar que isso não prova absolutamente nada sobre a identidade de Satoshi.

Cobra foi um dos que demonstraram a infelicidade com o resultado do processo.

“É triste que mentirosos abuse do sistema judicial desse jeito para bloquear acesso a informação histórica e material educacional. Mas eles vão falhar, porque a informação quer ser livre.”

“[O Bitcoin] aproveita da vantagem da natureza da informação ser fácil de se espalhar e difícil de se sufocar – Satoshi Nakamoto.”

 

Decisão da corte prova que Craig Wright é Satoshi?

A verdade é que se Craig Wright fosse Satoshi, ele provaria isso facilmente ao assinar mensagens com as chaves que são conhecidas por serem de Satoshi, ou simplesmente ao movimentar moedas que são das carteiras do criador do Bitcoin.

Mas ele sempre escolhe tentar provar ser Satoshi de maneiras complicados, com documentos falsificados, com mentiras e, sempre, utilizando sistemas centralizados e tradicionais.

Conhecido por ter plagiado até sua tese de mestrado, muitos podem acreditar no que ele fala. Mas o Faketoshi dificilmente vai convencer qualquer pessoa que pelo menos saiba como a blockchain funciona.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias