Reportagem do Fantástico fala sobre pirâmides financeiras no Brasil

Três empresas foram citadas pela reportagem que destacou que

Siga no
Fantástico Piramides
Fantástico Piramides

O programa Fantástico, da Rede Globo, falou no último domingo sobre a atuação das pirâmides financeiras que atuam no Brasil. Uma das citadas pela reportagem foi a JJ Invest, pirâmide que enganou vários artistas brasileiros.

A atuação das pirâmides financeiras no Brasil continua presente, mesmo após diversos alertas contra o esquema. Com sistemas de captação parecidos, os altos retornos são certamente a marca registrada desses negócios.

O Fantástico destacou a atuação de pelo menos três empresas suspeitas de operar esquemas fraudulentos. Uma delas foi a Orion Partner, que inclusive afirma fazer uso da tecnologia blockchain em sua rede.

Além disso, foi citado um trader de ações que captou inúmeros investidores, mas pode ter dado golpe.

Fantástico destacou atuação de três empresas suspeitas de operar pirâmides financeiras

Com o crescimento dos golpes financeiros no Brasil, o Fantástico voltou a alertar contra as chamadas pirâmides financeiras. Crime no Brasil, os negócios costumam oferecer aos investidores rendimentos acima do mercado.

Normalmente, empresas são criadas para legitimar os golpes, que não costumam durar muito. De acordo com a reportagem do Fantástico, os golpistas criam altas expectativas ao captar investidores, entretanto, a realidade é de desespero quando os investimentos viram pó.

Dessa forma, a empresa JJ Invest, que recentemente teve seu dono preso, foi uma das citadas pela reportagem. Ao captar investidores para o negócio, Jonas Jaimovick prometia 10% de retorno sobre os aportes.

O esquema ganhou fama por Jonas ter captado inúmeros artistas ao negócio. Entre as vítimas, destaque para Sérgio Malandro e o ex-jogador, e ídolo do Flamengo, Zico.

Sérgio Malandro JJ Invest
Sérgio Malandro JJ Invest

Outro dos negócios que foram destacados pela reportagem foi da Orion Partner. A reportagem destacou até o recente caso que o criador da suposta pirâmide financeira atirou em uma vítima que cobrava dinheiro investido. Após a sede da empresa ser procurada por um dos produtores da Rede Globo disfarçado, a empresa excluiu ele do grupo de investidores.

O terceiro caso suspeito foi de um trader que captou dinheiro, mas perdeu tudo em negociações erradas. O advogado dele defendeu seu cliente das acusações e afirmou que ele busca formas de pagar os clientes, que seguem desesperados.

Riscos altos de pirâmides financeiras são conhecidos por investidores, afirmou superintendente da CVM

Em conversa com a reportagem do Fantástico, o superintendente da CVM, José Alexandre Vasco, afirmou que alguns investidores entram conscientes em pirâmides. Estes investidores ingressam com a ideia de sair do negócio antes que ele quebre.

No último ano, o Fantástico já havia conversado com um foragido do Brasil que vive uma vida de luxo em Dubai. O Fantástico entrevistou Danilo Dubaiano, antigo dono da D9, uma empresa que criou uma pirâmide com Bitcoin no Brasil. Apesar de afirmar que um dia irá pagar os investidores, Danilo até hoje não o fez e várias vítimas seguem sem receber após anos.

As pirâmides financeiras de fato têm arrasado famílias pelo Brasil, que entram em investimentos suspeitos acreditando em milagres. Para evitar cair nesses golpes, é importante estudar os fundamentos dos negócios e desconfiar quando a promessa for acima do mercado.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Binance Flag. Imagem: ShutterStock

Maior corretora de criptomoedas do mundo cedeu para a regulação? Vai pesar o mercado?

A vida não está nada fácil para a Binance: 25/Jun: Regulador do Japão emite alerta; 26/Jun: Ontário no Canadá pede pra Binance bloquear usuários; ...
Mesa da Starbucks com moedas de Bitcoin em formato de M

Dispositivo barato e portátil de minerar Bitcoin viraliza no TikTok, será que vale a...

O influenciador digital Idan Abada criou um dispositivo para tornar a mineração de Bitcoin "acessível à todos". Ele postou um vídeo no TikTok mostrando...
PayPal e Bitcoin

PaуPal vai lançar ‘super aplicativo’ para criptomoedas

Durante um bate-papo por vídeo com investidores, o CEO do PaуPal, Dan Shulman, revelou que a primeira versão de um 'super aplicativo' para criptomoedas...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias