A terceira organização de eSports mais popular do mundo, FaZe Clan, anunciou a demissão de seu membro Kaу, bem como a suspensão de mais três jogadores Jarvis, Nikan e Teeqo, por estarem envolvidos na promoção da criptomoeda Save the Kids (KIDS) que é considerada um golpe.
Com mais de 11 milhões de seguidores no Instagram e patrocinadores como Nissan e HTX, a influência e o alcance do time são significativos.
O esquema de criptomoedas em que os membros do FaZe estavam envolvidos fez com que eles promovessem o token KIDS e depois despejassem suas moedas no mercado. O token foi fortemente promovido por vários membros do time, que teriam sido pagos para promover a criptomoeda fraudulenta.
“Decidimos demitir o membro Kaу do FaZe Clan e suspender temporariamente Jarvis, Nikan e Teeqo por um período indeterminado. O FaZe Clan não tem nada a ver com as atividades de nossos membros no mercado de criptomoedas, e condenamos veementemente este comportamento”, – diz a conta da FaZe no Twitter.
A statement from FaZe Clan. pic.twitter.com/HnPXpAoSYX
— FaZe Clan (@FaZeClan) July 1, 2021
Token golpe
A negociação do token KIDS começou no início de junho. A criptomoeda foi originalmente anunciada como sendo baseada na blockchain da Binance e projetada para “dar a cada criança a oportunidade de uma vida melhor.”
De acordo com o site do projeto, o token é “inseparável” (uma vez que “a liquidez é bloqueada por 1 ANO”) e é protegido dos chamados esquemas de “pump e dump” por “limitar o saldo da transação em 0,5% por transação”.
Sem surpresas, a KIDS acabou quebrando suas promessas.
Logo após o início das negociações, o token atingiu um preço de cerca de US $ 0,0044 em 10 de junho. No entanto, ocorreu uma liquidação massiva, fazendo com que o preço de cada KIDS caísse para cerca de US $ 0,0011.
De acordo com investigações, o jogador Kaу despejou todos os seus tokens quase imediatamente após o início das vendas, o que sugere que ele planejou todo o esquema.
Kaу também seguiu esse padrão no passado ao promover outras criptomoedas, vendendo instantaneamente todas as suas propriedades que recebeu durante a pré-venda.
Além do alegado esquema de “pump and dump”, vários outros influenciadores sugeriram que os membros envolvidos sabiam que o projeto foi projetado para roubar dinheiro de seus fãs, ao invés de apoiar uma instituição de caridade infantil.
O jogador Kay publicou um pedido de desculpas no twitter antes de ser demitido.
“Eu não analisei nada disso com minha equipe na FaZe e agora sei que deveria”, “Foi tão irresponsável da minha parte falar publicamente sobre quaisquer moedas sem saber mais e saber agora que elas podem fazer mais mal do que bem.”
Com o número de golpes de Ponzi e esquemas de pump and dump abundantes na comunidade de criptomoedas, os influenciadores estão cada vez mais sendo alvos de projetos fraudulentos por seu alcance social.
Altcoins e moedas memes em particular, costumam usar influenciadores para sustentar seu alcance nas redes sociais. Os influenciadores que tendem a ter uma base de fãs mais jovem e ingênua, portanto, precisam ser responsabilizados por suas ações e assumir a responsabilidade por situações como as acima.