Florianópolis aposta em Blockchain e Computação Quântica para futuro

Capital do Estado de Santa Catarina tem atraído negócios de base digital.

Siga no
Cidade de Florianópolis, Capital de Santa Catarina no Brasil em vista aérea
Cidade de Florianópolis, Capital de Santa Catarina no Brasil em vista aérea

A capital do Estado de Santa Catarina, a cidade de Florianópolis tem em seus planos o uso da tecnologia blockchain e computação quântica para ajudar na aceleração e crescimento local.

Escolhida como a tecnologia da confiança, a blockchain foi efetivamente criada em 2009, com a chegada do Bitcoin ao mundo, primeira criptomoeda que conseguiu colocar na prática um assunto que há anos circulava nos meios acadêmicos.

De lá para cá, a tecnologia passou por várias experimentações e novos casos de uso surgiram. Algumas aplicações em Blockchain hoje são no setor de logística, saúde, educação, entre outras mais.

Com mais de 4 mil empresas de tecnologia instaladas apenas em Florianópolis, a cidade espera um futuro inovador.

Florianópolis chama atenção mundial para soluções com tecnologia

A popular “Ilha da Magia” está chamando atenção até do exterior, com sua ampla concentração de empresas de tecnologia instaladas na cidade. Isso porque, segundo a Prefeitura Municipal de Florianópolis, são cerca de 4 mil empresas no local.

Participando de iniciativas como o Floripa Business Hub, a cidade já foi destaque nos Estados Unidos e Europa. Essas milhares de empresas se destacam com produção de softwares e hardwares, impulsionando o ambiente de negócios local.

Com esse destaque, a cidade se tornou o principal polo de desenvolvimento tecnológico no Brasil hoje. Em seguida, projetos como Porto Digital em Recife, Tecnopuc (Porto Alegre) e Instituto Caldeira em Belo Horizonte se destacam.

Essas startups em Florianópolis tem se destacado com ajuda Parques Tecnológicos Alpha e Sapiens Parque, os quatro Centros de Inovação da Rede Municipal (Passeio Primavera, Downtown, Sapiens e SoHo), entre outras iniciativas, afirmou a prefeitura, que também apoia alguns projetos com recursos.

Futuro de Florianópolis tem espaço para blockchain e computação quântica

Mas o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação de Florianópolis, Marcos Lichtblau, entende que o cenário é promissor para pessoas que queiram contribuir com ideias para uma sociedade melhor.

O futuro das startups de Florianópolis está no Turismo, Saúde, Bem Estar e Varejo, com destaque ainda para as tecnologias 5G, IoT, Cidades Inteligentes, Blockchain e Computação Quântica, destacou Marcos.

“Também vejo futuro em áreas que envolvem aplicações das tecnologias de Blockchain e também da Computação Quântica”.

Toda essa inovação começou na década de 80 e parece que não tem um limite de criação imposto ao ecossistema, que segue inovando alinhado com movimentos e tecnologias de escala de adoção global.

Em 2012, uma Lei de Inovação foi criada na cidade, que regulamentou essa em 2017 e viu explodir o mercado local, que hoje é destaque nacional em desenvolvimento de softwares por empresas de base tecnológica.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Celular com aplicativo do PayPal, dinheiro digital

PayPal diz que brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico

Uma pesquisa liberada pelo PayPal nesta segunda-feira (18) indica que os brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico, também chamado de "em...
Encontro marcado pelo Tinder Bitcoin

Apaixonado do Tinder perde R$ 10 milhões em Bitcoin após cair em golpe

Um caso relatado pela Sophos mostra um esquema que começa em aplicativos de encontro, como Tinder, e acaba com corações partidos e carteiras vazias....
Ethereum RIP

Usuários de Ethereum pagaram R$ 5,5 bilhões em taxas nos últimos 30 dias

Segundo estatísticas apresentadas pelo Token Terminal, os usuários de Ethereum pagaram cerca de 1 bilhão de dólares em taxas nos últimos trinta dias. O...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias