O Fórum Econômico Mundial (WEF), parece ter mudado de postura em relação à mineração de Bitcoin e agora reconhece os benefícios econômicos e ambientais da atividade.
Embora anteriormente tenha criticado o bitcoin por seu alto consumo de energia, a organização agora está apoiando alguns aspectos do mercado e mineração.
Em um vídeo recente publicado no site do WEF, o CEO da Crusoe Energy, Chase Lochmiller, explica como sua empresa usa o excesso de gás natural de operações de energia para alimentar data centers de operações de mineração de bitcoin, eliminando a queima de gás natural de campos de petróleo e aterros sanitários.
“Ao fazer isso, não apenas criamos uma enorme redução de emissões dessa fonte de energia anteriormente desperdiçada, mas também podemos produzir infraestrutura de computação de custo ultrabaixo, aproveitando essa forma de energia ociosa.”
A Crusoe realoca seus centros de dados para fontes residuais de energia, ajudando a reduzir o impacto ambiental das emissões de metano e tornando a computação mais eficiente em termos de energia.
Comunidade de criptomoedas reage ao vídeo do Fórum Econômico Mundial sobre mineração de Bitcoin
Embora a comunidade de criptomoedas tenha apreciado a mudança de postura do WEF, alguns apontam que o vídeo menciona os mineradores de criptomoedas como data centers.
A mineração de criptomoedas e de Bitcoin é agora mais eficiente em termos de energia, já que as empresas mudaram para fontes renováveis de energia, tornando o processo sustentável.
O vídeo mostra claramente instalações e a tecnologia empregada por uma empresa de mineração de bitcoin, indicando que a mineradora é uma “vitória” para o meio ambiente. No entanto, o vídeo nunca menciona a palavra bitcoin.
Ao longo do vídeo, imagens e clipes de equipamentos que mineram Bitcoin foram exibidos. Mesmo assim, o vídeo não abordou o que realmente está acontecendo explicitamente.
Vários da comunidade foram rápidos em apontar isso. Kristine Cranley, Diretora de Desenvolvimento de Negócios do Texas Blockchain Council, twittou:
@WEF promoting mining without using the b word! Source below. Contrast this with the tone of the @nytimes hit piece! Same topic … different emotional experience they are trying to deliver. @NYTimesUp pic.twitter.com/d4OEPkWYFc
— Kristine Cranley (@KristineCranley) April 23, 2023
O presidente executivo da MicroStrategy, Michael Saylor, também falou sobre o assunto, observando que o Fórum Econômico Mundial está reconhecendo os benefícios ambientais da mineração de Bitcoin.
“Até o @WEF está reconhecendo os benefícios ambientais da mineração de Bitcoin.”
Even the @WEF is recognizing the environmental benefits of Bitcoin Mining. pic.twitter.com/kPnMIfyJpU
— Michael Saylor⚡️ (@saylor) April 23, 2023