Charles Hoskinson, fundador da criptomoeda Cardano (ADA), afirma que a equipe de Javier Milei cobrava dinheiro para facilitar reuniões com o presidente da Argentina. O título da live foi apenas “$Libra”, fazendo uma referência a memecoin que pode causar o impeachment de Milei.
Eleito presidente em 2023, Milei prometeu transformar a economia da Argentina, incluindo o fechamento da Receita Federal argentina e a livre concorrência de moedas dentro do país.
No entanto, Milei já havia sido acusado de promover uma pirâmide de criptomoedas ainda em 2022, antes de ser eleito. Agora, o escândalo da Libra não somente causa mais uma mancha em sua vida pública como também levanta outras acusações.
Charles Hoskinson fala sobre acordos secretos no governo Milei
Lembrando de quando foi convidado para participar de um Fórum de Tecnologia na Argentina, Charles Hoskinson disse estar animado quando soube que se reuniria com Javier Milei. No entanto, a situação mudou rapidamente quando chegaram ao local.
“Eu pensei: “Uau, isso vai ser emocionante.” E então, foi de “vamos ter uma conversa” para “vai ser uma mesa redonda com especialistas da indústria como vocês e o presidente”. Quando chegamos lá e esperamos o dia todo, acabou virando: “Na verdade, vai ser um aperto de mão e uma foto, que as pessoas vão tirar.””
“Ok, isso foi um pouco de bait”, continuou Hoskinson, que além de ser fundador da Cardano, também foi co-fundador do Ethereum. “Queríamos entender se havia alguma oportunidade de Parcerias Público-Privadas, porque eu vejo a Argentina como um mercado de trabalho.”
“Na verdade, não precisávamos de nenhum acordo com o governo argentino. Estávamos apenas curiosos para saber o que Milei queria fazer. Então, ao longo do caminho, encontramos várias pessoas que diziam: “Ei, sabe… se você nos der uma ajudinha, conseguimos uma reunião para você, e coisas mágicas podem acontecer.””
Para Hoskinson, isso seria uma violação do FCPA, uma lei americana que proíbe pagamentos para influenciar decisões ou garantir negócios. “De repente, eles pararam de falar conosco”, disse o desenvolvedor, que negou o acordo.
Fundador da Cardano também falou sobre a Libra
Embora as falas acima sejam o destaque da live, Charles Hoskinson obviamente falou sobre o escândalo da memecoin Libra. Afinal, isso afetou até mesmo as ações argentinas, causando uma queda de 6,3% no Índice Merval, principal indicador da Bolsa de Valores de Buenos Aires.
“Acho que esses caras se juntaram e lançaram um token, ou pelo menos é alegado que eles lançaram um token de 4 bilhões de dólares chamado Libra, e as carteiras internas controlavam toda a distribuição e venderam no topo.”
Mostrando a foto acima em sua live, Hoskinson aponta que Julian Peh também estava presente no encontro, se reunindo mais tarde a sós com Milei.
“Basicamente, o que aconteceu é que o presidente da Argentina tuitou sobre [essa moeda] e 82% da oferta estava basicamente controlada por insiders”, continuou Hoskinson. “Depois que começou a subir, os insiders despejaram os tokens, o token colapsou, e agora todo mundo está tentando fugir como galinha com a cabeça cortada. Foi uma experiência muito frustrante.”
Mais adiante, o desenvolvedor nota que agora a oposição usará esse caso para frear qualquer adoção das criptomoedas pelo setor público. No entanto, destaca que o governo de Milei é tão instável que é difícil ter algum relacionamento com ele.