Após abandonar o cargo de CEO do Twitter em novembro do ano passado, Jack Dorsey está concentrando suas energias no Bitcoin. Através de sua outra empresa, a Block, Dorsey está formando uma equipe para criar uma máquina para minerar Bitcoin.
No anúncio disponível no LinkedIn, a empresa afirma que o contratado estará trabalhando ao lado de outros profissionais para criar uma ASIC — hardware utilizado para minerar bitcoin — de última geração.
Embora existam competidores no setor, é valido notar que a Bitmain é a principal fabricante de ASICs há anos. Além disso, a empresa também é conhecida por usar seus próprios equipamentos para minerar, pratica criticada por algumas pessoas.
Mineradora da Block
Previamente chamada de Square, a empresa de Jack Dorsey mudou seu nome em dezembro do ano passado após a sua saída do Twitter. Além da mudança para Block, a companhia também parece ter acelerado seu ritmo, contratando novos funcionários para desenvolver uma ASIC, como mostrado abaixo.
“Você fará parte da equipe da Block que desenvolve ASIC de mineração de bitcoin.”
Antes mesmo de sua saída, Dorsey já havia deixado pistas que sua empresa estaria focando no desenvolvimento de tais máquinas de mineração. Em uma postagem de outubro, o ex-CEO do Twitter apontou cinco motivos desta empreitada.
O primeiro deles está relacionado a distribuição, ou seja, descentralização de tal poder de mineração. Seguido pela eficiência, tanto em hardware quanto software, e criticando a concentração de fabricação, hoje nas mãos de poucas companhias.
Por fim, seus últimos dois pontos estão relacionados a acessibilidade da mineração para todos. Embora seja fácil encontrar mineradores de altcoins, é difícil encontrar alguém trabalhando com ASICs de bitcoin no Brasil, por exemplo.
O atual estado da mineração
Conforme a mineração de BTC mostrou ser atividade muito rentável, até mesmo as fabricantes utilizam seus próprios equipamentos para mineração. Ou seja, em alguns casos elas aproveitam o uso de hardwares superiores, os quais apenas elas tem acesso.
Outro ponto é que este setor virou um grande negócio e por conta disso, há uma menor descentralização da mineração, hoje em escala empresarial. Ou seja, caso as ideias de Dorsey sejam realizadas, será possível ter mais facilidade de minerar BTC em casa.
Quanto ao lado da Block, esta é uma aposta em um setor de poucos players e muito futuro, como apontado pelo próprio Dorsey. Em outras palavras, é possível que esta seja a próxima ‘mina de bitcoin’ da empresa.