Bilionário diz que ganância da mineração de bitcoin está destruindo o planeta

A saída dos mineradores da China, forte dependente de carvão para gerar energia elétrica, fez muito bem para o Bitcoin. Principalmente em relação aos ativistas ambientais que sempre criticam estes gastos.

Siga no

O bilionário Tom Steyer, conhecido por gerenciar o fundo Farallon Capital por 26 anos, falou sobre o impacto da mineração de Bitcoin sobre o nosso planeta, dizendo que já recusou uma proposta. A conversa aconteceu com Andy Serwer durante programa do Yahoo Finance nesta quinta-feira (4).

A expulsão dos mineradores chineses vem mostrando grande impacto neste setor conforme cada vez mais energia consumida é oriunda de fontes renováveis, como hidrelétricas.

Hoje o uso de fontes de energia poluentes é um problema tanto de mineradores quanto de países que não buscam soluções para esta causa. Enquanto for mais barato utilizar carvão e combustíveis fósseis, a ganancia falará mais alto e os usarão.

O Bitcoin não é o problema

Quando questionado sobre mineração de Bitcoin e seu impacto na mudança climática, Steyer mostrou-se bastante sensato na sua resposta. O bilionário afirmou que o problema não é o Bitcoin e sim as formas de geração de energia.

“O Bitcoin é um grande usuário de eletricidade, essa eletricidade é derivada de combustíveis fósseis e emite gases de efeito estufa e outras toxinas, então é um problema. […] Se nós gerarmos energia completamente limpa, e você minerar Bitcoin consumindo muita eletricidade, porém limpa, sem causar danos a saúde ou ao planeta, então tudo bem”, disse Tom Steyer

Este também foi o motivo pelo qual a Tesla parou de aceitar Bitcoin como forma de pagamento. Todavia Elon Musk afirmou que quando a mineração fosse feita usando 50% de energia limpa, a empresa voltaria a aceitar BTC.

Conforme último relatório apresentado pela Tesla, a empresa informou que pretende voltar a aceitar BTC. Um destes motivos pode ser o relatório do Bitcoin Mining Council, grupo global de mineradores, que informaram um aumento no uso de energia limpa.

Em continuação a sua fala, Steyer afirmou que já recebeu propostas para minerar Bitcoin próximo a uma usina de carvão, obviamente ele recusou a oferta.

“Me perguntaram: Você quer investir em uma operação de mineração próxima a uma usina de carvão? Você não precisa transportar o carvão, é mais barato […] Isso é um desastre.”

Saída da China mudou o Bitcoin

A saída dos mineradores da China, forte dependente de carvão para gerar energia elétrica, fez muito bem para o Bitcoin. Principalmente em relação aos ativistas ambientais que sempre criticam estes gastos.

Como mencionado acima, o uso de fontes renováveis de energia para minerar bitcoin está cada vez mais alto conforme os EUA tornou-se o país com maior hashrate do mundo. Da mesma forma, o BTC está ajudando o país a melhorar seu sistema de geração e distribuição de energia.

Além disso, outros países também estão apresentando programas onde mineradores que usarem energia renovável ganharão vários tipos de desconto ao exercer a atividade de mineração.

Por fim, embora alguns mineradores tenham culpa já que sua ganancia fala mais alto que tudo, o grande vilão desta história são países que ainda não estão usando, e incentivando o uso de, fontes alternativas como nuclear, eólica e solar.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.

CEO da Binance se torna o chinês mais rico do mundo, diz site

Changpeng “CZ” Zhao, o famoso CEO da Binance, é um nome muito importante dentro do criptomercado e até mesmo na economia como um todo....
Criptomoeda do Facebook Diem e Libra

Facebook não vai mais proibir propagandas de criptomoedas

Desde o final da alta das criptomoedas em 2017 o Facebook e outras redes sociais limitaram ou até proibiram propagandas e conteúdo patrocinado sobre...

Homem é abordado na rua e obrigado a transferir bitcoins para assaltantes

Os crimes no criptomercado podem acontecer de diferentes maneiras, desde os roubos realizados em golpes digitais até mesmo roubos físicos. A polícia de São...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias