As criptomoedas, principalmente o Bitcoin, são o foco dos golpes no Brasil, já tendo vários casos na capital Distrito Federal. Infelizmente, esses golpes que assolam o país, causaram mais de R$ 500 mil de prejuízo para pessoas leigas no assunto recentemente.
Novo Golpe com Bitcoin descoberto no Distrito Federal já está em investigação pela Polícia Civil
Os golpes com Bitcoin já deixaram muitas pessoas lesadas no Brasil em 2019. Alguns, como Indeal, Unick Forex, entre outros, já estão sendo fechados pela Polícia Federal. Outros, como a Binary Bit, já estão com a CVM de olho. A única relação que todos os casos possuem é: os clientes não conseguem receber de volta o valor investido.
De fato, o novo golpe descoberto é o da BitmoneyGo, que se apresentava como uma corretora de investimentos. Na era do Bitcoin, qualquer empresa que oferece rendimentos garantidos, já passa a ser suspeita. Entretanto, essa oferecia 22% ao mês, ou seja, havia algo de errado nessa história.
Idoso perdeu todo o dinheiro de sua vida neste golpe
Um dos lesados pela BitmoneyGo, um idoso de 71 anos, perdeu cerca de R$ 217 mil. A quantia era parte do que havia juntado em toda sua vida.
O delegado que apura o caso, Miguel Lucena, afirmou que Marcos Fábio Pereira não atuava sozinho, sendo possivelmente uma trama maior. O golpe com Bitcoin no Distrito Federal ainda fez mais golpes no mês de outubro e setembro de 2019. Nestes casos, Marcos teria aceitado carros de suas vítimas, com a ajuda de um homem, sempre com a promessa de ganhar 22% com rendimento de compra de Bitcoins.
O dono do esquema fraudulento, Marcos, foi procurado pela Polícia Civil que não encontrou o mesmo nos endereços da empresa, em Águas Claras, região do Distrito Federal. Em conversa com parentes de Marcos, os mesmos afirmaram que ele está morando com o irmão na Flórida, nos EUA.
Ou seja, os investidores do negócio jamais poderão ver seu dinheiro novamente. O delegado que apura o caso afirmou que está na espera do retorno de Marcos ao Brasil para efetuar sua prisão.
Mesmo longe do país, o inquérito está em andamento, e o acusado deverá ser indiciado e ter a prisão expedida pela Justiça. Caso volte ao Brasil, poderá ser preso
Quais outros golpes aconteceram no Distrito Federal relacionado com Bitcoin?
No Distrito Federal, o golpe mais famoso de todos até aqui foi o Kriptacoin, descoberto ainda em 2017. Os donos da empresa fraudulenta chegaram a exibir vários carros de luxo pela capital, além de esbanjar em uma sede muito suspeita.
Além disso, recentemente outro golpista conseguiu oferecer grandes rendimentos, que nunca se concretizaram. Neste caso, contudo, os investidores sequestraram e espancaram o líder da fraude, que ainda deixa lesados neste golpe.
De fato, quando se coloca rendimento fixo de 3% até 30% ao mês e Bitcoin na mesma frase, as suspeitas já devem ser imediatas. A moeda digital não possui um preço fixo, sendo altamente reconhecida pela sua volatilidade de valor.
O Primo Rico, grande investidor do mercado financeiro e youtuber da área, alertou contra pirâmides de Bitcoin recentemente. Em resumo, ao procurar um local para investir suas finanças, procure conhecer a empresa e o negócio que ela atua.