Enquanto investidores continuam acreditando que criptomoedas baseadas em memes os transformarão em milionários, um único golpista criou 114 golpes com memecoins em apenas 45 dias.
A informação foi publicada por ZachXBT, um famoso investigador onchain que possui mais de 375.000 seguidores no Twitter devido ao seu trabalho.
Quanto aos lucros dos golpes, foi descoberto que os montantes são enviados para a Coinbase, tida por muitos como a corretora de criptomoeda mais regulada do mundo.
Golpista parece estar tentando entrar para o Guiness
Com 114 golpes nos últimos 45 dias, isso faz com que o golpista misterioso aplique uma média de 2,5 golpes por dia. Descontando finais de semana, este número sobe para 3,5, suficiente para espantar até os mais acostumados com este lado obscuro do setor cripto.
“No último mês e meio, uma pessoa criou 114 golpes com memecoins”, apontou ZachXBT, apontando uma imagem com todas as criptomoedas em questão. “Toda vez os fundos dos golpes são enviados exatamente para o mesmo endereço de depósito.”
Over the past 1.5 months one person has created 114 meme coin scams.
Each time stolen funds from the scam are sent to the exact same deposit address.
0x739c58807B99Cb274f6FD96B10194202b8EEfB47 pic.twitter.com/uwVAiG9WGG
— ZachXBT (@zachxbt) April 26, 2023
Indo além, o investigador comenta que o número de golpes pode ser ainda maior. Afinal, aqui ele está analisando um único endereço.
Em relação aos valores roubados, ZachXBT afirmou ser trabalhoso calcular a quantia, afinal o golpista divide os fundos. No entanto, outro usuário apontou que foram ao menos 427 mil dólares, cerca de R$ 2,4 milhões em conversão direta.
Fundos estão sendo enviados para a Coinbase, corretora altamente regulada
Para chegar nestes números, os seguidores de ZachXBT analisaram transações de saída da carteira do golpista. Para surpresa de todos, ele está usando a corretora americana Coinbase para despejar suas moedas.
“Então ele envia diretamente para a Coinbase como um gênio do crime”, zombou um usuário já que tal corretora pode saber a sua identidade e/ou outros dados.
— ZachXBT (@zachxbt) April 26, 2023
Por fim, outros lembraram que ele pode estar usando uma conta compra/roubada ou então uma identidade falsa.
Quais são as memecoins em questão?
Segundo o investigador, nenhum projeto é conhecido. Ou seja, o golpista mata a criptomoeda antes dela tornar-se famosa e aparecer em corretoras mais famosas ou sites indexadores como CoinMarketCap e CoinGecko.
Além da vontade de acordar todos os dias para enganar alguém, tal golpista também precisa ser criativo para escolher o nome dos projetos. Afinal, são mais de 100.
Na lista aparecem nomes como Robocop, Ethereum Cowboy, Shibarium, Tacocat, Woofer, Depeg Inu, TrumpMind e SpeechAI. Nada que faça muito sentido, assim como qualquer outra memecoin.