Quem anuncia seus produtos no Google poderá, a partir do dia 15 de setembro de 2023, pedir que os criativos apareçam em ambientes de jogos NFTs.
Com a mudança, o Google sinalizou que dará mais espaço para aplicações baseadas em blockchain e recursos com criptomoedas.
“Em setembro de 2023, o Google atualizará a política de criptomoedas e produtos relacionados para esclarecer o escopo e os requisitos para a publicidade de jogos baseados em blockchain envolvendo NFTs“, diz a publicação.
Novas políticas do Google liberam anúncios de jogos NFTs, veja o que pode ser feito
Em 2021, vários jogos baseados em aplicações NFT e blockchain surgiram no mercado. Com aplicações simples e inseguras, muitos deixaram de existir rapidamente. Entre os colapsos, muitos gamers registraram um grande prejuízo, e apontaram que alguns jogos praticavam esquemas de pirâmides financeiras.
Mas com o amadurecimento do mercado e dos jogadores, tudo indica que um novo ciclo de jogos NFTs pode chegar com mais qualidade.
E em um contexto assim, os jogadores poderão permitir anúncios do Google em seus jogos, obtendo assim uma fonte de renda extra para seus criadores.
“A partir de 15 de setembro de 2023, os anunciantes que oferecem jogos NFT que não promovem conteúdo relacionado a jogos de azar poderão anunciar esses produtos e serviços quando atenderem aos seguintes requisitos“, diz nota do Google Ads.
Os jogos liberados podem permitir que os jogadores comprem itens em seus ambientes, como roupas, armas e armaduras, por exemplo. As aquisições para consumo no próprio jogo não acarretará problemas aos jogos, que podem começar a exibir anúncios já na próxima semana.
Regras proíbem jogos de azar com NFTs, criptomoedas também não serão permitidas
O Google liberar anúncios em jogos NFTs pode ajudar muitos desenvolvedores a monetizarem suas aplicações. Contudo, caso o jogo apresente algum mecanismo de apostas ou jogos de azar com aplicações baseadas em blockchain, o Google não liberará os seus anúncios.
Além disso, um jogo NFT que permite aos jogadores trocarem seus itens por criptomoedas no mundo real também não pode exibir anúncios do Google.
Outra proibição envolve o uso de casinos online que trabalham com NFTs, que também não poderão exibir anúncios.
De acordo com a nova publicação, todos os interessados em veicular anúncios em seus aplicativos de jogos deverão tirar uma certificação do Google e evitar se envolver com as regras não permitidas. Outro detalhe importante envolve o cumprimento das regras locais dos países, que não podem ser descumpridas em nenhum momento pelos jogos NFTs.